Texto para o livro Jayme Bernardo Arquitetura. Interiores. Design, lançado em 2019, e cedido pelo arquiteto. Ouça podcast Curta Design com o arquiteto aqui.
Casas construídas à beira mar são feitas de luz e de sombras. São concebidas para se integrarem à natureza e, por meio de seus terraços e varandas se debruçam sobre o mar, para dele capturar o frescor e a brisa. Mais do que os móveis, nelas são pisos e paredes que assumem papel protagonista, refletindo a luz e colaborando para ampliar as condições de conforto em 535m². Tal como neste arejado apartamento localizado na Praia de Jurerê Internacional, Florianópolis.
Oásis paradisíaco ao sul do Brasil, foi justamente a condição idílica do local que inspirou o arquiteto a compor interiores onde o branco, revelado através de múltiplas texturas, volumes e formas, evidencia uma premissa básica: alcançar o equilíbrio perfeito entre decorar e viver. Entre se sentir rodeado por todas as condições de conforto e, ao mesmo tempo, se permitir desfrutar de um viver mais natural e menos compromissado.
Pensado para uma jovem empresária, trata-se de projeto que manifesta uma sintonia singular com seu entorno, expressa através de sua distribuição arejada, da escolha criteriosa do mobiliário, mas, principalmente por meio de seus acabamentos. Entre eles o mármore travertino rústico que reveste a totalidade do piso, em referência direta às areias da praia; a madeira com veios aparentes que se faz presente em toda a área íntima e pelas pastilhas de vidro que revestem o lavabo.
Projeto: Escritório Jarme Bernardo Arquitetura e Design
Fotos: Tuca Reines
Praia de Jurerê Internacional, Florianópolis.