Vamos viajar ao planeta vermelho sem sair de casa? Um pulo em Marte apenas através do Instagram?
É o convite dos nossos amigos – ídolos, artistas ícones – Marcelo Fialho e Marco D.Julio, do duo tropicalista. Da crônica “Os Misteriosos e Maravilhosos Jardins do Planeta Marte”, do catarinense Ernesto Meyer Filho, publicada em 1970, vem a inspiração para a nova instalação: os jardins verdes e sempre floridos de Meyer Filho vem direto do espaço sideral e são retransportados para a instalação “Jardim de Marte”.
Com esse tema, é segunda, dia 28, às 19 horas, que os artistas fazem uma live no instagram para apresentar a versão do estúdio O Tropicalista para os floridos jardins marcianos, transmitindo as imagens dos canteiros cultivados por eles no estúdio/ateliê/galeria, que fica em Florianópolis – e nós tivemos o prazer de visitar muitas vezes. Acesse para ler a matéria sobre o duo aqui.
– A instalação é um convite a participar de um experimento, dessa ficção que constrói um jardim em outro planeta. É, sem dúvida, uma homenagem ao provocador e instigante Meyer Filho. É, também, uma reflexão sobre a premente ameaça às nossas condições de sobrevivência na Terra. Poderíamos falar sobre uma série de outras camadas, mas achamos importante dar espaço para as percepções que surgirão das pessoas que estabelecerem contato -, comentam sobre o trabalho.
Aclimatação
A ação é resultado da colaboração com Anna Moraes e conta com a participação de Kamilla Nunes, fazendo parte de um projeto maior chamado “Aclimatação”, que reúne reflexões sobre a vivência do duo nesse período de pandemia.
– “Aclimatação” expõe a intimidade das discussões que foram travadas, dos medos e incômodos experimentados. Discute os sentidos do termo contaminação. Versa sobre esperança e sua falta. Aborda processos de acomodação e ressignificação. É um registro, uma impressão. Mas também uma provocação -, explicam. O projeto tem mais duas ações planejadas até o fim do ano, acompanhem as pistas no instagram @otropicalista.
Com esse convite dos dois, não tem como perder. A provocação já está feita, e aceita!
O projeto tem mais duas ações planejadas até o fim do ano, acompanhem no instagram @otropicalista.
Aqui nossa visita, em 2014, a casa-ateliê do OTropicalista.
Fonte: com assessoria de imprensa.
Ficha Técnica:
Criação: o tropicalista + Anna Moraes
Interferência: Kamilla Nunes
Co-municação: Lu de Moraes
Referência: Crônica de Ernesto Meyer Filho “Os Misteriosos e Maravilhosos Jardins do Planeta Marte”, 1970.
Serviço:
Live/Instalação: Jardim de Marte
Quando: 28 de setembro, segunda-feira
Horário: 19h
Onde: @otropicalista (Instagram)