Em continuidade ao ciclo de instalações interativas no jardim realizado desde o 2º semestre de 2013, o Museu da Casa Brasileira e o BOOMSPDESIGN apresentam o Balanço Ajuá, do designer alagoano Rodrigo Ambresio.
Inspirado em formas orgânicas, o balanço foi produzido em bloco único de madeira de jaqueira esculpido. Ajuá, “fruta com espinho” em tupi-guarani, possui textura que remete às saliências pontiagudas da casca da jaca, fruta típica de países tropicais.
Produzida em parceria com o escultor André da Marinheira de Boca da Mata (AL), a peça já foi exposta na mostra Casa Cor Alagoas, como uma forma de apresentar ao público do nordeste o artesanato de madeira “Busco resgatar, em meu trabalho, minhas raízes nordestinas, costumes, mestres, materiais e processos. É um movimento de aprendizado e valorização que me engrandece”, destaca Rodrigo Ambrósio, natural de Maceió (AL).
Sobre a ideia de expor o seu trabalho de forma interativa no jardim do Museu, ele afirma: “Essa é uma oportunidade única de apresentar ao público uma peça lúdica e de vê-lo interagir de forma livre com uma obra que aproxima as duas funções, resgatando o nosso saber artesanal tropical e a exaltação à natureza”.
Com apoio do Proac, ByKamy, Ceasarsortone, Mekal, Poty, ViaLight Design, Dona Flor e Atlas, o Balanço Ajuá ficará exposto até 3 de abril de 2016.
Sobre Rodrigo Ambrósio
Nascido em Maceió, Rodrigo Ambrósio é arquiteto formado pela Universidade Federal de Alagoas onde, posteriormente, lecionou design do objeto. Em suas criações percebe-se um ativismo local e universal, além de simbioses entre tradição e contemporaneidade. Obteve o título de Talento Revelação do São Paulo Design Weekend 2014, e, em 2015, participou de duas exposições em Milão e de uma imersão em Várzea Queimada, sertão do Piauí, a convite do curador Marcelo Rosenbaum.
Durante os dez dias vivendo na comunidade, Rodrigo desenvolveu o cesto Croá, peça exclusiva que será replicada pelos artesãos locais para o clube de colecionadores e acervo permanente do MAM, em São Paulo. Ambrósio integra ainda o grupo Design Armorial ao lado dos amigos Rodrigo Almeida, Sérgio Matos e Zanini de Zanine. O grupo estuda as raízes nordestinas mais profundas e as apresenta em peças com design atual, seguindo os ideais do movimento lançado por Ariano Suassuna. (com assessoria de imprensa)
Confira mais informações sobre os balanços que já passaram pelo MCB nos links abaixo:
2015
– Balanço BC, de Rodrigo Ohtake
– Balanço Ibira, do estúdio Tri Design
– Balanço Migramach, de Alander Especie
2014
– Balanço Atibaia, de Paulo Alves e Luis Suzuki
– Balanço Amor Perfeito, da Marcenaria Baraúna
– Balanço Cocar, do Coletivo Pax.Arq
– Balanço Noar, de Carol Gay
– Balanço Trama, de Renta Moura
2013
– Balanço Sobra, de Zanini de Zanine
– Balanço Bodocongó, de Sergio Matos
– Balanço Meltdown, de Tom Price