A Casa Ponte foi vencedora da premiação internacional Golden Trezzini Awards 2023, na categoria de Melhor Projeto de Residência Privada. O projeto é do escritório Tetro Architecture, de Belo Horizonte (MG) dos sócios Carlos Maia, Débora Mendes, Igor Macedo. A obra está em construção em Florianópolis. No time de jurados, grandes nomes da arquitetura: Elena Ochoa Foster Norman Foster, Daniel Libeskind, Mario Botta, Massimiliano Fuksas, Santiago Calatrava.
Este projeto concorre em premiações em Manchester, no Reino Unido, e outro na Letônia na categoria “melhor projeto residencial”. O projeto vencedor vai fazer parte do acervo permanente do Museu de São Petersburgo, na Rússia.
“A compreensão do espaço bruto é a base da arquitetura. É o pilar que orienta a criação, é tanto o fator limitante quanto a rara oportunidade. Um vazio criativo a ser preenchido e aberto, uma luta de pura vontade contra o terreno, o entorno e às vezes contra a própria natureza.”
O escritório que parte do caráter do local para desenvolver projetos únicos, tem no portfólio premiações como Golden Trezzinni, Architizer A+Awards, Prêmio Lusófonos de Arquitetura e design de interiores e honras da World Architecture Community.
Redação + descritivo da Casa Ponte por Tetro Architecture
O projeto Casa Ponte, do escritório Tetro Architecture, de Belo Horizonte (MG), foi inspirado na Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis (SC). Trata-se da maior ponte suspensa do Brasil, com aproximadamente 821 metros, que liga as partes insular e continental da capital catarinense, inaugurada em 1926. A Casa Ponte fica no bairro Cacupé, no norte da ilha de Santa Catarina, voltada para a ponte e o pôr do sol, priorizando as vistas do mar e as montanhas da Serra Catarinense.
Projetada para um casal jovem, com 2 filhos adolescentes, a casa possui 3 pavimentos e 20 cômodos, somando aproximadamente mil metros quadrados. A relação com a ponte se dá a partir da solução para garantir proteção solar à edificação. A equipe do escritório projetou enormes beirais de aço revestidos com gradis galvanizados, semelhantes aos usados na Ponte Hercílio Luz. Já os elementos como água e pedras presentes no terreno também serviram de inspiração no processo de desenvolvimento do projeto, principalmente para a área da piscina.
Programa
A casa tem em seu primeiro pavimento, no nível térreo e de caráter mais social, área de acesso, espaço gourmet, garagem, vestiário, depósito e um lounge em meio à piscina de borda infinita, criando a sensação de proximidade com a natureza e conferindo conforto à família. A área social possui conexão direta com o pavimento inferior, com duas suítes para os filhos, equipadas com copa e roupeiro.
O segundo pavimento, nível principal da casa, mais íntimo e integrado, conta com área de serviço, lavabo, escritório, terraço, cozinha com área de estar e jantar ao centro, conectadas pelas extremidades a duas suítes e unidos por uma varanda ampla com vista panorâmica. Essa estratégia foi adotada para garantir maior privacidade aos ambientes e para eliminar a necessidade de escadas que leva aos principais cômodos, favorecendo a acessibilidade.
Ficha técnica
Projeto: 2021 | Área terreno: 1730m² | Área construída: 1000m² | Arquitetura: Tetro Arquitetura | Autores: Carlos Maia, Débora Mendes, Igor Macedo | Imagens: Igor Macedo