“O design tomou conta da vida contemporânea”. A frase é do designer Hans Donner, diretor de Arte da TV Globo por 40 anos, sendo referência em vinhetas e abertura de novelas da emissora. Ele vem a Florianópolis a convite da loja M.ttisa para falar sobre “Inspiração sob demanda” para convidados, dia 27 de março, além de ver exposta suas peças criadas para a marca. Donner falou com a jornalista Luciana de Moraes antecipando algumas ideias.
“Figuras da tecnologia, como Steves Jobs, integraram pra valer a tecnologia e inovação, mas foi o design que fez toda a diferença. Há 50 anos, permitiu que eu pudesse fazer parte da história da televisão brasileira. Quando eu cheguei aqui acredito que nem existia a palavra. Mas é inegável que o design faz a diferença para valer em todas as áreas. No desenvolvimento de mobiliário então. Esse é justamente o tema que levo para Floripa, estou organizando alguns cases para apresentar”, comenta.
Entre uma resposta e outra, impossível não questionar acerca da presença da Inteligência Artificial (IA) e como ele encara essa realidade. Donner não se preocupa com a tecnologia em si, mas com o uso dela.
“Sobre IA, todos perguntam. Que a IA vai fazer logos em segundos e mexer com a relação de valor e preço, com certeza, isso já foi para o espaço. Eu não sei muito bem para onde tudo isso caminha. Sei que a inteligência é capaz de buscar algo que alguém já criou. Esse não é o lado que me preocupa, preocupa termos humanidade e como ela vai permitir que pessoas possam viver dignamente”.
E sobre “Inspiração sob demanda”, assunto que irá abordar em Florianópolis, o designer voltou ao tempo de TV para buscar trabalhos que o motivaram para o talk. “Selecionei estudos de móveis que nasceram em 1991, desenho de móveis para cenários de novelas. Além das peças criadas para a M.ttisa expostas no showroom. Então, será como vivo a inspiração sob demanda”.
Hans Donner
Nascido na Alemanha em 1948, Donner ingressou na Globo em 1975 onde concebeu e produziu as aberturas de quase todos os programas da emissora, além das logomarcas da empresa. Entre os seus primeiros trabalhos de maior destaque, estão as aberturas do ‘Fantástico’ criadas a partir de 1983, além das aberturas dos humorísticos ‘Planeta dos Homens’ (1976) e ‘Viva o Gordo’ (1982) e das novelas, como ‘Elas por Elas’ (1982). Outro trabalho marcante foi a criação da abertura da novela ‘O Dono do Mundo’ (1991), na qual recriou uma famosa sequência do filme ‘O Grande Ditador’ (1937), de Charles Chaplin.
Hans Donner foi diretor de Arte da TV Globo e deixou a empresa em 2021, após quatro décadas de muitas contribuições e parceria.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE HANS DONNER