A partir de um prédio já existente foi erguida a nova loja Energiluz Design com estrutura pré-fabricada de concreto, com mezanino em estrutura metálica e redesenho dos interiores. Na fachada está o maior atrativo do projeto: uma pele que envolve a construção, com luminárias em Led RGB instaladas na estrutura de brises de policarbonato translúcido, que servem de grandes difusores de luz. A arquitetura não apenas reforçou o produto da empresa do grupo Energiluz, originalmente fundado para atuar somente com iluminação, como se tornou uma referência em Barreiros, São José.
Outros elementos são destaques na entrada à loja: o túnel ripado de madeira recebeu iluminação linear instalada no encontro da parede com o teto, e na base da parede, em toda sua extensão, reforçando a perspectiva definida pela arquitetura. Um trabalho dos escritórios MarchettiBonetti+, que assinado o arquitetônico, e Allume Arquitetura de Iluminação. A equipe do Ana Trevisan Arquitetura + Paisagismo trouxe a ideia da paginação do piso feita com pedra portuguesa para demarcar a entrada. Segundo os arquitetos, o projeto previu um baixo consumo e alta eficiência energética.
“O conceito da iluminação é criar menor interferência visual na arquitetura para que a luz seja vista quando acesa. É uma questão de interpretação da arquitetura pela luz”, explica a arquiteta Marina Makowiecky, especialista em iluminação. A iluminação é dinâmica, pode ser estática ou alterar a cor aleatoriamente ou por meio de uma programação automatizada. “O cliente pode escolher as cores para marcar datas específicas”, pontua.
A quantidade e qualidade das luminárias foram determinadas através de cálculos e simulações para alcançar os objetivos de intensidade e homogeneidade da iluminação, capaz de valorizar o produto exposto, mesmo em soluções executadas com maior apelo estético, como o túnel de acesso.
Percurso do cliente
O partido do projeto arquitetônico foi a definição das marcas que compõem o mix de produtos para definir o layout e o percurso do cliente no showroom. “Tudo na loja tem um porquê, os expositores baixos logo na entrada da loja, para não barrar a visão geral do espaço. Criamos um corredor com escritórios e banheiros com móveis mais altos nas laterais, sem impedir a vista do todo. O pedido foi por uma loja com diferencial na arquitetura e que proporcionasse uma jornada fluida às pessoas”, comenta o arquiteto Luiz Fernando Zanoni, do MarchettiBonetti +.
Paisagismo receptivo
Para criar o espaço verde na fachada, o escritório Ana Trevisan Arquitetura + Paisagismo teve alguns desafios: trabalhar com floreiras estreitas e também contemplar a área de estacionamento. A proposta ainda contemplou um espaço de gentileza urbana com mobiliário de estar para aqueles que chegam na loja ou mesmo para uma pausa estratégica de quem passa pela frente.
“Criamos uma ambientação em harmonia com a arquitetura, levando mais aconchego e vida para o local, contribuindo para a construção da paisagem urbana”, afirma a arquiteta paisagista Ana Trevisan.
Fonte: com assessoria de imprensa.