O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a marca oficial do 27º Congresso Mundial de Arquitetos que se realizará no Brasil, Rio de Janeiro, em 2020. O símbolo proposto pelo designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, do Rio de Janeiro, foi escolhido entre os 48 que participaram do Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso, maior evento do Rio de Janeiro após as Olimpíadas, reunirá cerca de 15 mil arquitetos na capital carioca.
Campelo trabalhou em parceria com a designer e professora da PUC-RIO Suzana Valadares Fonseca. Colaboraram os estudantes Luiza Fialho e Antonio Duarte, ambos da PUC-Rio.
Os trabalhos de Maria Cau Levy, do escritório Goma Oficina (SP), e Victor Buck, do Dito Criativo Design (SP), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A comissão julgadora, composta pelos designers Rodolfo Capeto e Ana Soter e pelos arquitetos Ivan Ferreira, Ricardo Bezerra e Sérgio Ferraz Magalhães (presidente do IAB), concedeu ainda menções honrosas aos trabalhos de Isabel Lippi Oliveira (RJ), Luiza Corrêa da Costa Chamma (RJ) e Evelyn Grumach (RJ). A coordenação do concurso foi do arquiteto Claudio Taulois, e a consultoria, da designer Bitiz Afflalo.
“O júri reconhece o excelente nível de desenvolvimento e harmonia do conjunto marca-tipografia e observa a feliz apropriação da experiência moderna. O tema do congresso “Todos os mundos. Um só mundo” está plenamente contemplado na solução apresentada e os desdobramentos sugeridos evidenciam o grande potencial das aplicações”, diz a ata divulgada pela comissão julgadora sobre o trabalho ganhador.
Além do prêmio de R$ 15 mil reais, o vencedor da competição assinará contrato com o IAB no valor de R$ 100 mil para desenvolver o projeto de identidade visual do congresso. O segundo colocado receberá R$ 10 mil, e o terceiro R$ 5 mil. Os prêmios serão entregues no dia 15 de março, após a homologação do resultado.
Promovido pelo IAB, com organização do IAB-RJ e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), a competição foi lançada no dia 17 de dezembro e aberta a arquitetos e designers do Brasil e do exterior.
“O concurso da marca do 27º Congresso Mundial de Arquitetos foi um importante momento na caminhada. A partir de agora, teremos novo site, novos impressos e divulgação mais ampla do evento. A marca, certamente, vai ajudar a consolidar o congresso e todos os conceitos que envolvem o evento”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.
Entusiasmado com o resultado do Concurso UIA 2020 RIO, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, destacou a importância da iniciativa para a categoria, que contou com o apoio do CAU RJ: “A primeira etapa começa agora, com a definição da imagem para divulgação, captação de recursos e, sobretudo, consolidação da compreensão de que estaremos em 2020 recebendo colegas de todo o mundo no Rio.”
O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, aproveitou a solenidade de divulgação do resultado do Concurso UIA 2020 RIO para anunciar que ainda este ano será lançado o concurso nacional para o stand do Brasil no 26º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado em Seul, no próximo ano.
O UIA 2020 RIO é uma realização do União Internacional de Arquitetos, UIA, com organização do IAB. O evento vai discutir a ocupação do espaço construído pelo homem no planeta através dos seguintes eixos: arquitetura e cultura; arquitetura popular; cidade, paisagem e ambiente; urbanismo e o desenho da cidade; e metrópoles e cidades médias. Essa será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e marca o retorno do congresso à América Latina após 47 anos.
Fonte: IAB Nacional
Marca vencedora – 1º lugar:
Marca que ficou em 2º lugar:
Marca que ficou em 3º lugar: