A Maison&Objet é referência como evento de design atraindo visitantes do mundo todo com o seu DNA: ambiente único, criativo e de atmosfera sofisticada. Sua ideia original é reunir todo ano em Paris, cidade onde nasceu a feira, figuras importantes do mercado de design de interiores, arquitetura e lifestyle em busca de excelência, inovação e últimas tendências. O principal objetivo não é somente lançar tendências, mas gerar negócios para seus expositores e visitantes. O ano de 2015 marcou um novo capítulo na história da Maison & Objet. O trade show completou vinte anos, se consolidou no mercado da Ásia com a Maison & Objet Cingapura e estreou pela primeira vez nas Americas em Miami Beach, além de passar a eleger um designer do ano para cada edição.
A primeira edição de 2016 da Maison & Objet Paris (aconteceu em janeiro) apresentou novo layout onde marcas e profissionais se dividiam por lifestyle e não mais por setor, concentradas em três pilares: Maison – 100 % Decoração de Interiores; Objet – Do mais útil ao mais trivial, é absolutamente essencial!; Luxo, Design e Decoração de Interiores.
Em 2015, todas as edições passaram a ter um designer do ano. São quatro personalidades por ano, sendo dois para cada Maison&Objet Paris, um para a Ásia e outro para a Americas. O designer Eugeni Quitllet foi nomeado o designer do ano da Maison & Objet Paris Janeiro de 2016 e teve a oportunidade de mostrar seu trabalho em um espaço dedicado exclusivamente a ele, fato inédito na feira.
De origem Catalã, Eugeni Quitllet se formou na La Llotja Art School de Barcelona e se descreve com um “Disoñador”, uma mistura em espanhol de designer e sonhador. Nascido em 1972 em Ibiza e hoje baseado em Barcelona, Eugeni cria objetos que se tornam bestsellers, dominando em seus desenhos espaços preenchidos e vazios para revelar elegantes silhuetas escondidas em seu material de trabalho. Sua criatividade ultrapassa função e estilo, introduzindo assim novos objetos para a cena contemporânea de design.
HIGHLIHTS DE EUGENI QUITLLET
Os highlights da trajetória de Eugeni: Entre muitos outros trabalhos de destaque, em 2011 o designer desenvolveu os fones de ouvido VK-1 para a marca francesa Aëdle, que se tornou referência em acessórios de mercado de música. Em 2014 desenhou a cadeira Tabu para a marca Alias, uma síntese da natureza e da robótica requerida para sua escultura digital. Ainda em 2014 desenhou sua primeira coleção de móveis de área externa intitulada Bum Bum, onde os sofás desta coleção possuem linhas orgânicas e todos os assentos vêm equipados de Bluetooth para escutar música: “como conchas para escutar o mar”, diz Eugeni.
Em 2015 nasceu a icônica cadeira Tube para a Mobles 114 e a Dream Air para a Kartell – ambas as criações evidenciam a paixão do designer pela leveza. Neste mesmo ano ele aplicou o mesmo conceito de leveza para criar o Cloud -io e o Vase-o também para a Kartell, que tomam a forma de gotas de água condensadas para formar um acento e um vaso translúcido.
Ele também trabalhou com a Lexon e criou a coleção The Dream Tool, uma série de pequenas paisagens fluídas que parecem estar flutuando em uma moldura. Não à toa, o conceito de leveza e fluidez se tornou sua marca registrada. Em 2016 Eugeni irá lançar um objeto exclusivo para a francesa Designer Box, ainda não divulgado. Do objeto ao espaço, Eugeni Quitllet é um maestro do design com uma visão única de repensar o que nos circunda com inovação. (com assessoria de imprensa).
RISINGS TALENTS
Já os Risings Talents desta edição são todos da Escandinávia e irão apresentar seus trabalhos em um espaço exclusivo no Hall 7: Jonas Edvard (Dinamarca); Troels Flensted (Dinamarca); Katriina Nuutinen (Finlândia); Sruli Recht (Islândia); Studio Kneip (Noruega) e Färg & Blanche (Franco-Sueco).
- No Brasil, a Maison&Objet é representada por Roberta Queiroz e André Poli, à frente da Velvet Design, escritório oficial da feira no país. A Velvet tem a missão de difundir a Maison&Objet para os brasileiros e também levar o potencial do design brasileiro para a feira.