O mercado da decoração lança suas apostas a cada ano já a partir de fevereiro, nas feiras do setor que acontecem em São Paulo, dirigidas principalmente a lojistas e profissionais do segmento. Eles conhecem os lançamentos em primeira mão, e na sequência, o que se viu estará nas vitrines para acesso dos consumidores finais. Atenta ao mercado, a decoradora Karla Silva, de Florianópolis, acompanhou as feiras e eventos da área em busca de atualização.
Recentemente, esteve em São Paulo para visitar algumas das feiras que são referência quando o assunto é design no setor de mobiliário, objetos decorativos e acessórios. A decoradora passou pela Abup, Abimad, Paralela e Gift Fair, eventos que abrem o calendário anual de feiras do setor.
Predominou nos estandes, segundo ela, as luminárias que estão com tudo nas versões metalizadas, principalmente no bronze, prata e rose. Também está em alta o estilo industrial, sendo representando pelo aço, ferro e couro, usados na estrutura das peças. As soluções em 3D estão cada vez mais presentes e o uso da madeira continua forte, mas agora, se mostra em tons mais claros. A laca não sai de cena e no quesito objetos, sempre há uma moda. Na opinião da decoradora, agora é a vez dos cactos e flamingos reinarem na ambientação dos espaços.
“Tem muitas releituras do estilo clássico, e acredito que elas têm sido usadas de maneira displicente. Não curto esta invenção”, opina. Pelos corredores, outra percepção de Karla foi a participação das empresas catarinenses como expositoras dos eventos. “São muitas. É incrível. Entre as que sempre se destacam e que gosto muita está a Butzke, sempre antenada, com móveis de linha externa de muito bom gosto, com muitas coleções assinadas por arquitetos e designers consagrados. A Larco, sempre refinada nos produtos, é outra. Destaca-se pela altíssima qualidade, estética e conceito”, pontua.
Sobre novos criadores, é notável, conforme a decoradora, a presença de muitos arquitetos que têm se aventurado pelo desenho de móveis, principalmente na Paralela Móvel. Karla diz que ainda continua fã da Doimo, uma empresa mineira, com design de Marcelo Ligier. “Acredito muito no design e preço da marca.”(com assessoria de imprensa)