Quais os caminhos do urbanismo para a construção de cidades mais sustentáveis e tolerantes? Esta é principal questão a ser debatida no Fórum Mundial Niemeyer, que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 21 de outubro. O evento vai reunir nomes importantes da Arquitetura e Urbanismo e tem como tema “As paisagens da cidade e suas dinâmicas”.
O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais formalizou, em junho, parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat) e um dos desdobramentos foi a criação do Fórum Mundial Niemeyer.
O acordo foi assinado na Casa França-Brasil, no Centro da cidade, local que sediará o Fórum. Além da parceria com a ONU-Habitat, a organização do evento também conta com a participação do Departamento Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro(CAU/RJ).
O Fórum Niemeyer tem como objetivo discutir os caminhos do urbanismo para a construção de cidades mais sustentáveis e tolerantes. “A ideia é que a gente consiga criar um ambiente propício para discutir esses assuntos tão importantes, questões intrínsecas da nossa sociedade. E a intenção, ao optar por um fórum internacional, é trazer visões de fora, de experiências que deram certo no exterior”, explicou Paulo Niemeyer, conselheiro do CAU/RJ e presidente do Instituto Niemeyer.
O Fórum Mundial também contemplará o lançamento do Prêmio Global Niemeyer que terá como objetivo incentivar e promover a cultura de práticas de urbanismo sustentável, premiando a excelência de ações e projetos para a promoção de políticas urbanas, culturais e cientificas, em 8 categorias; E realizará a mostra O Legado Niemeyer, de fotografias, croquis, desenhos e projetos do acervo do Instituto Niemeyer e uma exposição com os melhores trabalhos acadêmicos, nos temas do Fórum, vindos das Universidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, em local aberto e gratuito ao público em geral. (fonte: Cau/BR).