Cidade Inteligente Pensa é o tema do 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas, realizado pelo CAU, que levou o debate para seis cidades, desde maio de 2016: Criciúma, Joinville, Chapecó, Blumenau, Lages e Florianópolis, onde acontece hoje e amanhã – veja programação.
O propósito é promover ideias e soluções para melhorar a crítica realidade dos centros urbanos. O Congresso está reunindo alguns dos nomes mais influentes da atualidade para discutir nos eixos Escola, Profissão e Cidade.
A palestra de abertura traz o arquiteto e urbanista pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Gustavo Cedroni. Ele trabalhou com Pedro Paulo de Melo Saraiva em 1999 e com Eduardo Colonelli em 2000. É sócio no escritório METRO Arquitetos Associados. Em sua trajetória, participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006, com uma videoinstalação, ministrou aulas no Istituto Europeo di Design de São Paulo, e trabalhou no escritório OMA, em Nova Iorque, de Rem Koolhaas.
Outros palestrante da etapa Florianópolis é Luciano Margotto, arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP em 1989, mestre em 2001 e doutor com a tese “Lições da Arquitetura: leituras a partir de poéticas” em 2016, ambos pela FAUUSP. Professor da FAU Mackenzie desde 2002 e da Escola da Cidade desde 2004. Recebeu diversos prêmios por projetos e obras construídas. Entre eles, destacam-se os concedidos à Sede do SEBRAE Nacional, em Brasília/DF, e ao Terminal da Lapa, em São Paulo.
Encerrando a última etapa, Ricardo Corrêa, sócio-fundador e coordenador geral da TC Urbes, formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP e com mestrado em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É coautor do livro A Bicicleta e as Cidades e criador da bicicleta Urbana, desenvolvida especialmente para as cidades brasileiras. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transporte para institutos nacionais e internacionais, como a Clinton Foundation e a Rede Nossa São Paulo. É adepto de todos os meios de transporte, desde que utilizados de forma inteligente. Portanto, para os deslocamentos de até 10 km, utiliza a sua bicicleta Urbana – o meio mais rápido e divertido.
No sábado, dia 12, haverá uma atividade de rua nas proximidades do MESC batizada de Nossa Rua.
Toda a programação você confere aqui.
Fotos da obra Refettorio realizada em 55 dias, inaugurada junto com o início dos Jogos Olímpicos, para receber chefs do mundo todo convidados por David Hertz e Massimo Bottura para criar menus deliciosos e nutritivos com ingredientes excedentes das Olímpíadas para a população em situação de vulnerabilidade social. Fotos: Angelo Dal Bó e Ilana Bessler