O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia vai representar a capital catarinense no 2º Unesco Creative Cities Beijing Summit, em Pequim, na China. O encontro acontece de 6 a 8 de junho com a presença do consultor do Programa, voluntário e ex-Diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto.
Na apresentação sobre Florianópolis, na próxima terça-feira dia 07/06, às 9h30 horário de Pequim, Barroso vai participar do painel sobre “Ciência, Tecnologia, Inovação e Internet”. Barroso vai relatar a experiência do Laboratório de Inovação Cultural, uma parceria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia com a UDESC/CEART, que desenvolve trabalhos para integração de design, artesanato e gastronomia e é considerado pioneiro pela UNESCO.
O tema da expansão da internet e as novas tecnologias é importante na Rede Criativa pois possibilita o intercâmbio das cidades, facilitando o diálogo para a construção de uma sociedade de “cidadãos globais” mantendo as diferenças culturais e as diversidades.
O objetivo do evento é estruturar a agenda para o desenvolvimento sustentável das Cidades Criativas. Estarão presentes representantes de cidades da China, Suécia, Austrália, Japão, Polônia, Itália, Hungria, Jamaica e Rússia, além da cidade brasileira de Santos. Entre os assuntos explorados, serão discutidos projetos em desenvolvimento, formas utilizadas para mensurar políticas, resultados e práticas bem sucedidas, entre outros.
Confira o programa completo do evento aqui.
Florianópolis também enviará representante na Reunião Anual dos membros UCCN à UNESCO Rede de Cidades Criativas entre 14 e 16 setembro de 2016 na cidade de Östersund (Suécia), Cidade Criativa da Gastronomia desde 2010.
Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia
O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).
O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Propague e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia). (com assessoria de imprensa).