Quando a porta do apartamento e ateliê se abre para o visitante desavisado – ou mesmo advertido -, impossível conter a expressão de espanto, surpresa, admiração… Nomear o espaço de estúdio seria simplificar demais a incomum casa de O Tropicalista. No universo criativo de Marco D. Júlio e Marcelo Fialho, o ambiente ganha novos significados e poéticas mais complexas que traduzem uma forma de olhar a vida.
“Nosso olhar está voltado para a fusão da tradição artesanal com as novas tecnologias. Acreditamos na potência do encontro entre produtores responsáveis e consumidores éticos”, afirma a dupla amante da natureza, do artesanato e da arte que leva essa paixão avassaladora para o cotidiano. Eles criaram uma floresta psicodélica particular cuja referência é a riqueza da cultura brasileira. “Buscamos a ideia de estarmos cercados por esta beleza”, diz Fialho.
Partindo da convicção de que todas as superfícies precisam ser cobertas, o laboratório de pesquisa e experimentação, que é a casa deles, não tem nada de neutro e cor nude. A expressão “Mais é Mais” é explorada em sua totalidade. Todos os ambientes, do teto ao chão, são tomados por estampas e padronagens desenvolvidas pelos criativos em diferentes linguagens: seda, lona, papel, objetos decorativos, utilitários, acessórios. A linha de produção é autoral, artesanal e em pequena escala.
Foi em Fortaleza, há 12 anos, que Marco, designer com formação em artes plásticas, e Marcelo, psiquiatra, começaram a desenvolver os produtos para atender a crescente necessidade de soluções em design de superfície para as áreas de moda e decoração. Em Florianópolis, onde moram há cinco anos, focaram na criação de estamparias e disponibilizaram para venda online ou no próprio ateliê, com agendamento.
Premiados e reconhecidos no circuito de arte e design de superfície, Marco e Marcelo valorizam a atmosfera transgressora da arte e criam revestimentos únicos para os amantes de ambientes incomuns.
*matéria originalmente publicada no anuário ArqSC 2017.
Fotos: Estúdio Takeuchis.
Aqui vídeo gravado por mim para o programa Missão Casa (TVCOM), em 2014.