A loja conceito da Chanel, em Amsterdã, ganhou uma fachada parcialmente transparente, criada com tijolos, esquadrias e vigas de vidro. O projeto foi criado pelo escritório holandês MVRDV.
A Crystal Houses Amsterdam, como foi nomeada, possui uma área de 620 metros quadrados destinada a grife francesa e outros 220 metros quadrados de residências. A obra tem como premissa a preservação da identidade da rua em que está inserida, a PC Hooftstraat, que, apesar de ser vitrine para marcas luxuosas, ainda mantém apartamentos residenciais.
O desafio principal do projeto foi criar um espaço contemporâneo, mas que ao mesmo tempo conservasse o patrimônio histórico do entorno. A solução veio com o uso abundante de vidro, que permitiu uma réplica da fachada original do prédio numa linguagem arquitetônica mais plástica e dinâmica.
De baixo para cima, os tijolos de vidro vão, aos poucos, dando lugar aos blocos tradicionais, simbolizando a mudança para o programa residencial e obedecendo às regras estéticas da cidade. Os tijolos de vidro são fixados com uma cola transparente de alta resistência. E a construção, segundo o MVRDV, é “em muitos aspectos, mais forte do que o concreto”.
A parceria com uma equipe multidisciplinar foi fundamental, como explica o escritório, para o desenvolvimento de tecnologias que tornassem o projeto possível. Além disso, a maioria dos materiais utilizados é reciclável e há fornecimento de energia por meio de fontes renováveis.
Confira o processo construtivo:
Fotos: Daria Scagliola e Stijn Brakkee
Fonte: ArqBacana