MARION RUPP
Tecidos tingidos com barro
Ano: 2024
Materiais: algodão cru, barro e taninos
Empresa: produção própria
Marion Rupp, fotógrafa e estudiosa de coloração têxtil, tem trabalhado na recuperação de técnicas ancestrais de tingimento e impressão têxteis, na intenção de resgatar conhecimentos esquecidos, numa demonstração de seu amor à natureza.
A cartela exposta é feita em algodão cru nas medidas de 120 x 120 cm e realizada a partir de cores de terras, uma das técnicas redescoberta por Marion como um ato manifesto na sua produção. Em Doutor Pedrinho (SC), ela investiga o potencial dessa matéria-prima basilar, obtendo uma gama elegante de cores, sem utilização de produtos químicos, além daqueles derivados da própria natureza. “A intenção é mostrar que é possível obter cores naturais lindíssimas sem poluir”, afirma a designer que se contrapõe à indústria que mais polui o planeta, a indústria da moda.
O processo de fabricação artesanal inclui muitas etapas a partir da pesquisa por diferentes cores de terra, como também a preparação dos tecidos, que devem ser sempre de fibras naturais, sejam elas de origem vegetal ou animal. Marion desenvolveu um método de fixação do barro colorido utilizando fixador vegetal. Já o barro é obtido no próprio território onde a designer reside.