Estúdio Biologique

ESTÚDIO BIOLOGIQUE

Designers Alessandra Cruz Casagrande e Gelcy Pizzolo Torquato

 

Filtro Biologique

Ano: 2022

Materiais: barro, madeira e metal

Empresa: produção própria

Bronze na categoria Design de Embalagem no 13º Prêmio Brasileiro de Design (2023); IF Design Award (2024), na categoria utensílio de cozinha

 

O tradicional filtro de barro, genuinamente brasileiro, criado no início do século XX, ganhou uma versão atualizada. Tudo começou quando os designers estavam em busca de um filtro para a própria casa e conheceram a história da peça inventada no Brasil, que detém um dos melhores sistemas de filtragem de água do mundo, com o uso de vela com carvão ativado e prata coloidal na parte interna.

Inspirados pela tradicional marca Stefani, decidiram desenvolver o filtro a partir de um olhar estético, propondo uma releitura e mantendo o mesmo processo de filtragem, que é considerado o melhor do mundo. A ideia era compor com os ambientes contemporâneos, oferecendo um produto com formato orgânico, torneira em metal e base em madeira reaproveitada. A peça tem capacidade para 4,5 litros e altura de 41 cm, largura de 23 cm e peso de quatro quilos. O processo de fabricação envolve moldagem por colagem de barbotina.

Com o filtro Biologique nasceu o estúdio de mesmo nome, com sede em Criciúma (SC), e que tem à frente o casal de designers Alessandra Cruz Casagrande e Gelcy Pizzolo Torquato.

Matérias Relacionadas