Transitando entre-mundos, Sandro Clemes atua em projetos de interiores, expografia e cenografia teatral. A arte sempre permeou sua trajetória, mas desta vez assume protagonismo com a realização de sua primeira exposição individual “eu-e-isso”, de 2 a 31 de março de 2023, abrindo a temporada 2023 do Memorial Meyer Filho, em Florianópolis.
Incentivado pela curadora Kamilla Nunes, Sandro reuniu obras para compor a exposição “eu-e-isso”, que abordam os temas centrais de sua produção artística: o tempo, a memória, o espaço e o corpo.
Sandro também colabora com o Portal ArqSC, exercendo a escrita crítica.
OUTROS TEXTOS DE SANDRO CLEMES
Texto por Sandro Clemes
Se, como sugere Antônio Prata, a arte é um espelho que reflete o escuro, proponho a ironia, a dúvida e a crítica como estratégias de aproximação às imprecisas imagens de vidas vividas.
O tempo, a memória, o espaço e o corpo são os temas centrais da minha produção artística, que surgem ora solitários, ora em binômios — tempo-corpo, espaço-memória, corpo-espaço — ou justapostas em diversos arranjos. Assim, pretendo acionar com insubserviência a memória como dispositivo para reinventar a experiência histórica; inscrever no espaço o corpo e o juízo, para profaná-los; co-escrever a duração e a processualidade da vida e da morte, para enfrentar o domínio da trivialidade; testemunhar e acolher a errância permanente da incerteza.
Se, como sugere Antônio Prata, a arte é um espelho que reflete o escuro, proponho a ironia, a dúvida e a crítica como estratégias de aproximação às imprecisas imagens de vidas vividas. Por meios e processos de escrita, performances — presenciais ou orientadas para a fotografia e o vídeo —, criação de objetos, fotografia digital e instalações, investigo ambiguidades, contradições, erros e espessuras, tanto em reminiscências históricas pessoais, familiares e sociais, quanto nas relações entre corporeidade, espacialização e território, sempre guiado por uma linguagem visual que tende à síntese formal.
À prática artística estão aliados conhecimentos e experiências oriundos de minha atuação nos campos do design, da cenografia teatral e expografia que, para além de subsídios técnicos e estéticos, proporcionam diálogos e dilemas acerca de valores éticos e poéticos.
Ficha Técnica
Curadoria: Kamilla Nunes
Interlocução artística: Otropicalista (Marcelo Fialho e Marco D Julio)
Design gráfico: Tina Merz
Expografia: Sandro Clemes
Assistência em Expografia: Julio Gubert
Mailing e mediação: Simone Bobsin
Coordenação de montagem: Clarissa Pereira
eu-e-isso
De 2 a 31 de março de 2023
Memorial Meyer Filho – Praça XV de Novembro, 180 – Florianópolis | SC