Na semana do aniversário dos 351 anos de Florianópolis, a Capital dos Catarinenses recebe diversas atividades culturais gratuitas, algumas integram a Maratona Cultural, que tem programação com mais de 400 eventos. Se liga nesta seleção e acesse a programação da Maratona aqui.
Raízes Poéticas
A Fundação Cultural BADESC, que fica no Centro de Florianópolis, recebe esta exposição que apresenta desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza. A mostra pode ser visitada no Espaço Fernando Beck. Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero. Participam da coletiva os artistas: Angelica Neumaier, Anna Moraes, Gabriela Buffon, Gustavo Reginato, Laura Malmegrin, Luanda de Oliveira, Luiza Reginatto, Mariana Medeiros, Odete Calderan, Pedro Gottardi, Sandra Correia Favero, Shayda Cazaubon e Tiago Meirelles.
Paisagens Internas
Já no Espaço Paulo Gaiad, também da Fundação Cultural BADESC, o artista catarinense Gustavo Scheidt faz sua primeira individual. Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a mostra tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Nela o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.
Local: Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Arte Catarinense – memória preservada
Com mais de 30 anos de história em Florianópolis, a Galeria de Arte Helena Fretta recebe a partir de 21 de março mais uma edição da exposição ‘Arte Catarinense – memória preservada’. A abertura, com entrada gratuita, será a partir das 19h. Nesta edição serão apresentadas 60 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas que foram produzidas entre 1959 e 2014, por 13 artistas já falecidos. As obras de colecionadores e raridades, que integram a coleção Helena Fretta, estarão disponíveis para aquisição.
Na exposição será possível ver de perto trabalhos de: Aldo Beck (1919-1999), Eli Heil (1929-2017), Elke Hering (1940-1994), Hassis (1926-2001), Malinverni Filho (1913-2001), Martinho de Haro (1907-1985), Meyer Filho (1919-1991), Paulo Gaiad (1953-2016), Pléticos (1924-2020), Rodrigo de Haro (1939-2021), Schwanke (1951-1992), Valda Costa (1951-1993) e Willy Zumblick (1913-2008).
A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, até 20 de abril.
Abertura: 21 de março, 19h
Local: Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Pelos Olhos de Cascaes
Registros inéditos do arquivo pessoal do pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor brasileiro, Franklin Cascaes, integram a exposição temporária ‘Pelos Olhos de Cascaes’. O artista nascido em Itaguaçu, na região continental de Florianópolis, completaria 116 anos no dia 15 de março.
Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada na sala azul do Franklin Bar, que fica no Centro de Florianópolis, entre os dias 22 e 23 de março, das 18h às 00h.
Todas as fotografias que compõem a mostra foram cedidas por Raquel Cascaes, neta do patrono do bar. O local conta ainda com exposições permanentes do artista Thiago Valdí e do fotógrafo Sérgio Vignes.
Local: Rua Tiradentes, 223, Centro, Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS
A Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa recebe a mostra fotográfica ‘Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS’. Segundo Luíla Vomero, que é coordenadora da Escola, a mostra gratuita é resultado de uma convocatória pública para a participação de fotógrafas mulheres na exposição. Com curadoria da artista visual Lilian Barbon, 20 fotógrafas amadoras e/ou profissionais, de Florianópolis e outras cidades brasileiras, foram selecionadas.
Participam da edição 2024 da mostra fotográfica as artistas: Adriana Cardoso, Amanda Lohghi, Ana Raquel Schmidt, Cecília Rodrigues, Cris Stela, Gabriella Massa, Ingrid Quaresma, Jacque Lauer, Karen Christine, Luisina Ferrari, Mara Freire, Mara Lúcia Bedin, Mariana Eli, Mila Kichalowski, Norma Fernandes, Rosângela Machado, Tania Ribeiro, Tereza Bez, Val Cordeiro e Viviane D’Ávila.
Com visitação gratuita, a exposição poderá ser visitada até o dia 20 de abril de 2024 na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa, de segunda a quinta, das 9h às 18h, e nas sextas e sábados, das 9h às 13h.
Abertura: dia 22 de março, às 19h30
Local: Praça Getúlio Vargas, 158, Centro – Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Mostra Fotográfica “Floripa 351”
Realizada pelo Coletivo Floripa Postal, formado pelos fotógrafos Ronaldo Andrade e Mara Freire, a mostra apresenta 18 registros da cidade, está exposta no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares. A visitação é gratuita e pode ser feita até 31 de março.
Local: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, Rio Tavares, Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Rede Fantasma e A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé
No dia do aniversário da cidade, o Centro Cultural Veras inaugura as exposições Rede Fantasma, primeira individual de Nara Guichon em Florianópolis, assim como A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé, de Miguel Penha Chiquitano. As exposições cruzam investigações sobre a vida marítima que Nara Guichon desenvolve há quarenta anos. Na mesma ocasião inaugura a exposição de pinturas do artista indígena, nascido no Mato Grosso. Residente na Chapada dos Guimarães, no Centro-Oeste, Chiquitano é um artista que desenvolve sua obra a partir de cruzamentos entre o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. Pela primeira vez, os artistas se encontram em Florianópolis.
Abertura: 23 de março, 11h
Horário da visita guiada com artistas e curador: 14h
Local: Rua Vera Linhares de Andrade, 2064 – Córrego Grande, Florianópolis
Entrada gratuita
3 exposição: No princípio toda casa é estrangeira; Quando o corpo finalmente encontra lugar; Exercícios para a noite e para o dia
Após alguns meses fechado em razão da demolição de prédios vizinhos, o Museu Victor Meirelles reabre às 19h do dia 22 de março com a mostra “No princípio toda casa é estrangeira”, que integra a programação da Maratona Maratona Cultural de Florianópolis. Outras duas exposições também fazem parte da mostra e acontecerão simultaneamente na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti – “Quando o corpo finalmente encontra lugar” – e no Largo da Alfândega – “Exercícios para a noite e para o dia”. As mostras reúnem trabalhos em diversos suportes e linguagens, de artistas convidados e selecionados a partir de uma convocatória aberta. Com títulos inspirados nos poemas de Ana Martins Marques (1977, MG), englobam a ideia de transformação – do tempo, das intimidades, das subjetividades, das questões coletivas, sociais e de resistência.
A curadoria é de Fran Favero e Francine Goudel, com promoção e realização do Instituto Maratona Cultural.
Abertura: 22 de março, 19h
Local: Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59, Centro), Galeria Pedro Paulo Vecchietti e Largo da Alfândega
Visitação no MVM: Terça a sexta, das 10 às 18h, e sábados, das 10 às 15h, exceto feriados. Nos dias 23 e 24 de março, haverá funcionamento excepcionalmente das 10h às 19h. Encerramento no dia 20 de abril de 2024.
Entrada gratuita
Etérea
Um novo recorte na Coleção Collaço Paulo resulta na exposição “Etérea”, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, com cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de uma ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras.
A curadoria de Francine Goudel estabelece uma narrativa que permite pensar o sagrado, a crença, a devoção, o altruísmo, os mitos, o humano. Visitação até 29.6.2023; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Local: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis
Entrada gratuita