“Música, sentimento, madeira, ar, fogo, água, luz, caminho, busca. E que também fosse um ícone que representasse algo inovador.” Essas foram algumas das palavras e pedidos expressos pelo proprietário ao arquiteto Diego Espírito Santo para o projeto da Casa 01. “Desde a concepção, o trabalho conjunto tinha como premissa a sustentabilidade, tentando provar que é possível construir de maneira racional”, diz o arquiteto do ES Arquitetura, que recebeu diversos prêmios pelo projeto. A ideia então foi compartilhar em detalhes as estratégias utilizadas no livro CASA 01: arquitetura com significado, assinados pelos arquitetos Espírito Santo, Vania Burigo e Joyce Diehl.
Localizada em Criciúma, em Santa Catarina, a casa foi pensada desde o início para ser uma referência e um exemplo factível a ser replicado, uma forma do escritório contribuir para a multiplicação das construções eco-eficientes. Com fotografias, plantas, croquis e textos explicativos, o livro apresenta conceitos, as etapas e itens sustentáveis adotados para a materialização da edificação, que contou com a participação da arquiteta Vânia Burigo, nos interiores, e Benedito Abbud, no paisagismo.
“O livro mostra que o processo de arquitetura não finaliza no desenho. É como um filho. Ele dura a vida toda que a obra está acontecendo – e até depois da casa habitada. Esse livro conta essa história, desde o contato com o cliente, as premissas, o convencimento, o pensar a casa como um todo, o acompanhamento da obra, as decisões sobre os materiais, a busca de fornecedores, o envolvimento diário com a obra, com os outros profissionais. Um projeto feito a muitas mãos e que teve um resultado muito bom”, afirma Espírito Santo.
Vania Burigo ressalta a importância do processo. “Fala-se muito em arquitetura como realização de um sonho. O livro mostra que arquitetura não é uma mágica, não é algo instantâneo. Pede a participação do cliente e de toda a família e o nosso entender sobre as expectativas deles e a tradução desse estilo de vida em uma obra”, destaca a arquiteta.
A produção dos textos e edição é da arquiteta Joyce Diehl, que mergulhou sobre todo o processo. “Realmente, uma aventura apaixonante que une duas de minhas paixões: arquitetura e escrita”, afirma.
Inovação com o dióxido de titânio
A Casa 01 foi implantada em um terreno com 14 mil metros quadrados de vegetação nativa, tem cerca de 1,4 mil metros quadrados de área construída, entre casa, terraço e subsolo. Um dos tantos destaques do projeto foi a descoberta de que o dióxido de titânio misturado ao concreto tem a propriedade de inibir agentes poluentes com a incidência da luz do sol. Então, a fachada da CASA 01 passou a agir como uma “árvore”, resgatando o CO2 da atmosfera do entorno.
Os primeiros croquis já mostravam a preocupação com a ventilação cruzada, a insolação perfeita, o reaproveitamento das águas, o telhado verde, o conceito de promenade architecturale – o caminhar-se dentro dela. O conceito Cradle to Cradle (“do berço ao berço”), no qual todo o processo de produção, uso e descarte é pensado de forma cíclica e reutilizável, orientou todo o planejamento.
Os diferenciais construtivos e as inovações implementadas renderam à Casa 01 reconhecimento internacional, importantes premiações e a conquista da Certificação GBC Brasil Casa® – Nível Platina, a mais alta para o setor, conferida pelo Green Building Council (GBC) Brasil como derivação da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aplicada em 165 países.
Projeto arquitetônico – ES Arquitetura
Arquitetura de interiores – Vania Marroni Burigo, Mariah Zanatta e Carina Lino Colonetti
Projeto luminotécnico – Amanda Pamato de Souza e Marina Makowiecky
Projeto paisagístico – Benedito Abbud
Consultor de sustentabilidade – Alexandre Gobbo Fernandes
SERVIÇO
CASA 01: arquitetura com significado – De Diego Espírito Santo, Joyce Diehl e Vania Marroni Burigo
Santa Editora (2020)
ISBN 978-65-87893-00-6
143 páginas
30x23cm
Preço de capa: R$ 200,00
Todo o lucro obtido com a venda dos exemplares será doado pela ES Arquitetura para as obras de ampliação do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1985 com o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual em Criciúma. A instituição é vinculada à Associação Pestalozzi.
Onde encontrar:
Fonte: com assessoria de imprensa.