A próxima edição da CasaCor/SC em Florianópolis será na região central de Florianópolis, de 17 de setembro a 30 de outubro. O anúncio foi realizado esta semana pelos diretores Francis e Luiz Bernardo, à frente da franquia catarinense. O cenário será a antiga Escola Silveira de Souza que recebe pela segunda vez uma mostra de decoração – a primeira foi a Mostra casa & Cia, em 2012.
“Gostamos de intercalar os imóveis onde ocorrem as edições, ora com lançamentos que movimentam a dinâmica da cidade, ora com o patrimônio público promovendo melhorias na parte de infraestrutura para entregá-lo aos moradores e ao poder público. A energia empregada neste sentido será para movimentar e preservar nosso acervo cultural. As obras desta edição iniciam a partir de março com o lançamento da edição no Open House CC”, comenta Francis Bernardo.
Em 2016, a mostra aconteceu na histórica “Casa Dr. Oswaldo Cabral” tombada desde 1988 pelo Patrimônio Histórico Municipal; em 2017, no antigo imóvel da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo, também ocupado pelo IPUF), na Praça Getúlio Vargas; em 2019 alguns ambientes tinham como cenário o casarão do ex-governador Hercílio Luz, construído em 1848.
O destino do imóvel será cultural, segundo o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fabio Botelho. “Estamos muito felizes com esta parceria devido à valorização que a mostra traz ao espaço. Já era intenção da Fundação a reforma do prédio, mas com esta parceria, isso vai muito além”, comemora Botelho.
Um território totalmente voltado à cultura, um espaço onde todos poderão se encontrar e usufruir. Botelho explica que a proposta é ser uma Casa da Cultura que possa acolher as setoriais, com a inserção de um café, restaurantes, cine clubes entre outros serviços. O projeto será apresentado em detalhes em janeiro.