O Alentejo, maior região de Portugal, tem atraído cada vez mais turistas com sua oferta hoteleira. Para lá que o arquiteto Eduardo Souto de Moura dirigiu o olhar ao realizar o projeto na Herdade de São Lourenço do Barrocal, nos arredores de Monsaraz. Na última semana, o projeto dele recebeu um Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza e foi elogiado por mostrar a relação essencial entre arquitetura, tempo e lugar.
Com a visão de Souto, a antiga fazenda, pertencente à mesma família há mais de 200 anos, foi transformada em um hotel aconchegante, despretensioso, em meio a vinhas, azinheiras e oliveiras centenárias. O conceito simples valorizou a arquitetura popular, evidenciou a história da propriedade, respeitou o ecossistema local e explorou os materiais originais das construções, de certa forma contrastando com o cenário de um evento como a Bienal de Veneza.
Além do Leão de Ouro, Souto é um dos únicos arquitetos portugueses detentores do prestigiado prêmio Pritzker, considerado o mais importante do setor.
Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.