Do instagram para o Portal para documentar a ação potente ‘É SOBRE VIVER” que realizei na Galeria Lama com a arquiteta Manuella Wojcikiewicz e David Vieira, proprieátio da Galeria, durante o Festival de Arquitetura de Florianópolis, que aconteceu em junho, promovido pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA-SC.
Com o coração quentinho e reverberando a força do encontro de ontem na Galeria Lama. Foi um dar as mãos bonito de ver. E que público foi esse minha gente!!!
Quero agradecer de coração a cada um que foi assistir a arquiteta Manu falar pela primeira vez em público sobre seus projetos, obrigada por aceitar o meu insistente pedido – incomodei a Manu quando ela tava em viagem, e além de falar ainda insisti pra ela discotecar. Era demais né? 😁🫠 Manu nos brindou com uma playlist com músicas sintonizadas com o nosso evento ‘É SOBRE VIVER’, aliás além de incomodar pedindo fala, música, ainda joguei pra ela sugerir o título. E que pérola Manu nos trouxe com a dobradinha de palavras pra refletir sobre a contemporaneidade.
Mas na dureza do agora, invocamos poesia. ‘É SOBRE VIVER’ teve a fala mansa e certeira da Manu, gente diversa pra escutar, perguntar, conversar e celebrar um lugar inspirador criado junto com David Vieira da Galeria Lama. Muito ouvi sobre a atmosfera acolhedora do espaço e lembrei da mixologista e jornalista Néli Pereira que palestrou na abertura da convenção da AsBEA-SC esta semana. Ela falou que lugares hospitaleiros têm identidade, memória, acolhem e são genuínos. A Galeria Lama é tudo isso e eu acrescentaria que as pessoas que frequentam ajudam na construção do lugar. Por isso #vivacentroleste é neste lugar que a gente se diverte e milita.
‘É SOBRE VIVIER’ integrou o Festival de Arquitetura de Florianópolis, organizado pela Asbea-SC, associação que vi nascer, crescer, se transformar e se distanciar do vivido. Tomara que o festival faça a aproximação necessária não só com o público diverso e plural, mas com o dissenso e o contraditório tão fundamental para formar massa crítica e uma sociedade democrática. Espero que o festival incorpore o espírito das ruas, em suas mais diferentes manifestações, sacudindo a poeira.
Fotos de Endrigo Rogheto
Galeria de fotos