Criança em casa é sinal de brinquedos espalhados por todos os lados? A resposta pode ser não. Para isso, é preciso que os pequenos tenham o seu cantinho de brincadeiras bem estruturado que, além de ser o seu local preferido, também ajudará a manter a “bagunça em ordem”.
A designer de interiores Danielle Bellini, do escritório Bellini Arquitetura e Design, ensina como preparar um ambiente adequado para as crianças terem o seu espaço lúdico e saibam ter a responsabilidade da organização. “As crianças precisam de espaço e de uma boa circulação entre os móveis. Elas precisam ter locais específicos para guardar os brinquedos. É fundamental desenvolver um projeto que tenha os espaços bem dimensionados e bastante estudados de uma forma que a criança possa usufruir desse local e tenha a possibilidade de guardar tudo sem deixar as coisas espalhadas, como baús na cama e na lateral do sofá, ou nichos no mobiliário em geral”, explica.
Danielle ressalta que o espaço infantil precisa ser lúdico, colorido, onde as crianças se divirtam e, também, tenham a orientação de organização. Local que não precisa ser, necessariamente, dentro do próprio quarto.
“Pode ser em qualquer lugar da casa, desde que haja um espaço em que os brinquedos possam ser guardados. Esse lugar deve ser proporcional à quantidade e ao tamanho dos brinquedos que a criança tem, pois, cada faixa etária tem um tipo de brinquedo e o projeto precisa se adaptar a isso, no sentido de abrigar itens grandes e pequenos”, indica Danielle Bellini.

Para auxiliar a criançada a se organizar melhor, a decoradora e sócia da Loja Villa Maria, Maria Cristina Bahia, indica quais são os melhores adornos e acessórios para o cantinho infantil. “Para uma boa organização nos quartos de brincadeira das crianças, algumas peças são fundamentais, como baús para brinquedos, estantes, escrivaninha e gaveteiros”, indica a decoradora, acrescentando que alguns complementos também podem ajudar, tais como como porta revistas, prateleiras/nichos, caixas e cabideiros. (com assessoria de imprensa)
