O designer Pedro Franco construiu sua trajetória a partir da convicção no conceito de que um produto deve somar a identidade local com o pensamento global e chamou de Glocalidade. Com espírito empreendedor e muita vontade de romper as fronteiras, fundou a A Lot of Brasil em 2012, indústria brasileira que produz peças desenhadas por vários designers e desenvolvidas a partir do briefing que explora a brasilidade antes de serem comercializadas no Brasil e no Exterior. Deu muito certo a proposta de oferecer o melhor do design “made in Brazil”.
Pedro Franco vem contar sua história na palestra promovida pela regional da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), que acontece dia 28, às 19h, na Faculdade Cesusc. Inscreva-se aqui!
Formado em arquitetura pela Belas Artes, o paulistano venceu em 2000 o Prêmio Brasil Faz Design com sua poltrona Orbital. O debut internacional aconteceu no Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2013. De lá para cá a indústria já acumula cinco participações consecutivas, além da participação em outros eventos internacionais como: o ICFF NYC (USA), Design Week (México), HD América (USA) e Index Feira (Dubai).
Este ano, em comemoração à 18ª participação de Pedro Franco no Salão Internacional do Móvel de Milão, a A Lot of Brasil apresentou peças inéditas e ícones da carreira do designer, figurando ao lado de grandes empresas europeias como única marca brasileira presente no Pavilhão 20, o principal espaço da mais importante feira de mobiliário do mundo.
Reforçando a forte característica de Pedro de traduzir os microcenários do Brasil e levá-los para o mundo, a coleção Fernando de Noronha, inspirada no nascer, entardecer e no pôr do sol da ilha mais famosa do Brasil, levou produtos consagrados do catálogo da marca, como a cadeira Esqueleto, a poltrona SuperNova, além da poltrona e puff Underconstruction em acabamentos inéditos.
Novos desenhos também fizeram parte do portfólio da A Lot Brasil em Milão, entre eles o aparador Desconstruction, produzido em parceria com a Arauco, e a mesa de centro Parabolinhas, com tampo de vidro expondo dezenas de bolinhas de metal.
Completam o catálogo da empresa o sofá Glocal, de Luca Nichetto, criado em homenagem a históricos designers brasileiros, como Sergio Rodrigues, Ricardo Fasanello, e Percival Lafer, além da mesa lateral Pappera, um tributo a Alessandro Mendini, um dos grandes nomes que promoveram o projeto da A Lot Of Brasil. Ele foi o primeiro designer renomado que aceitou projetar uma coleção para a jovem marca brasileira (com o sofá K2, em 2012). Também projetou o primeiro stand da empresa no Salão de Milão (2013). Depois disso, Mendini projetou a mesa lateral Pappera (2014), entre outras peças.
Faculdade Cesusc
Rod. José Carlos Daux (SC-401), 9301 – KM10
Santo Antonio de Lisboa – Florianópolis – SC