A designer brasileira, Claudia Moreira Salles apresenta a série de luminárias Sintonia Fina, na qual usa como matéria-prima o nióbio. As peças, que marcam uma nova etapa em sua trajetória, estão reunidas no volume Sintonia Fina, lançamento da BEĨ Editora, que aconteceu no dia 29 de novembro na loja da Dpot, em São Paulo.
Por meio de fotos Andrés Otero, o livro mostra não apenas as luminárias, mas também sua produção: as imagens registram as transformações do nióbio durante a anodização, um banho durante o qual ele assume tonalidades variadas, num processo quase mágico aos olhos do leitor. O trabalho artesanal com a madeira de demolição, usada como base para as peças, e a precisão da montagem também são revelados por meio das imagens de Otero.
O livro Sintonia fina conta ainda com uma entrevista de Claudia Moreira Salles para crítica de design Karen Stein e com um ensaio da jornalista e escritora Adélia Borges, que analisam a coleção e situam Claudia Moreira Salles no contexto do atual design brasileiro e mundial.
“Os trabalhos recentes de Claudia Moreira Salles não significam uma revolução na sua trajetória nem uma mudança total de rota, mas mostram inequivocamente a disposição de se aventurar por outros caminhos. Não me parece que ela esteja abandonando as vertentes anteriores, mas ampliando o raio de ação e exercitando, em todas elas, a graça espirituosa e a elegância sottovoce – sem alarde, arrogância ou exibicionismo – que tanto a caracterizam” – do prefácio de Adélia Borges. (com assessoria de imprensa)
Livro Sintonia Fina – Luminárias
BEI Editora
192 páginas
18 x 24 cm
Edição bilíngue
ISBN 978-85-7850-138-9
Preço: R$ 120,00