Não é à toa que a Expo Revestir é considerada a “Fashion week” da arquitetura e decoração. O evento, encerrado no dia 04 de março em São Paulo, traz os lançamentos do mercado baseados em pesquisa de comportamento, consumo e necessidades da vida hoje – e aqui destaco a questão ambiental também. As marcas aprimoram a tecnologia empregada nos materiais, nos acabamentos refinados, estudam a funcionalidade a fundo e o impacto do produto no cotidiano. A economia virou palavra-chave e algumas marcas entenderam isso.
A Deca, por exemplo, apresentou no seu estande a Tecnologia Eco para cozinha e banheiro. São produtos capazes de economizar até 70% de água, sem perder a eficiência das atividades. O misturador Eco Spin Motion e a torneira Eco Spin oferecem dois tipos de uso, o economizador com fechamento automático e o manual. Os modelos de chuveiros da linha Acqua Plus Quadratta podem reduzir o consumo até 80% de água com vazão constante de 12l/m. O desempenho é possível graças a tecnologia desenvolvida que mistura água e ar.
Fotos: Divulgação
“A Sinfonia do Futuro” foi o tema do espaço Docol, criado pelo atelier do arquiteto croata Marko Brajovic, que expôs a linha de purificadores de água DocolVitalis. A torneira e o monocomando possuem duas bicas: uma para uso convencional e a outra onde sai a água filtrada – o modelo elimina bactérias. Outra vantagem é a troca do refil purificador, o usuário é avisado quando precisa fazer a substituição. Quem ama cores, como eu, vai adorar a linha DOC com nove propostas de tons em torneiras, monocomandos e misturadores. A coleção atende os projetos de livings integrados, explorando a forma e cores do metal como objeto decorativo.
Optar por produtos que aliam design, tecnologia e preocupação com questões urgentes do planeta é uma atitude que precisa também ser motivada pelo arquiteto. Apesar de vivermos na era da informação acessível, é preciso orientar o cliente sobre as vantagens, a médio e longo prazos, das inovações que chegam ao mercado. E também estimular a mudança de hábito, pois não adianta avançarmos no produto sem atualizar o comportamento.