“Aqui tem design” marcou a chegada de novos produtos na Autoria Design, showroom localizado em Itajaí. O evento também reservou uma conversa sobre o processo criativo e inspirações mediada por Beto Cocenza, do BoomSPDesign, com a participação dos designers Matheus Solka, Jeferson Branco, Leonardo Zanatta e estúdio Otropicalista, novos parceiros anunciados pela loja. “O evento organizado em parceria com o Club & Casa é uma exposição dos novos nomes do design que representamos na Autoria Design, que nasceu com o objetivo de oferecer para o mercado design de autoria”, contam as irmãs e sócias Ana Claudia de Araújo e Carmen Cecília de Araújo.
Do portfólio do arquiteto Jeferson Branco, foi escolhida para a Autoria design a mesa Pangea, fabricada pela Samba Design, de Itajaí, e o protótipo da coleção Luiz Antonio apresentada em primeira mão. A peça é uma homenagem ao bichinho furão batizado também com o mesmo nome. “A cadeira aparentemente simples, mas jamais simplista, é um convite a abraçar a singularidade e a beleza na simplicidade”, escreveu Jeferson em eu instagram.
O designer gaúcho Matheus Solka levou muitas de suas criações para o showroom. A poltrona Domingo é destaque, estruturada em madeira maciça com possibilidade de acabamentos na lâmina natural, ébano, café e laca com a composição dos tecidos sarja, linho, suede, couro e boucle. “No processo criativo eu busco trazer originalidade com leveza. Sem um rótulo ou estilo determinado. Sempre tive dificuldade em definir um produto. Acho que a ausência da explicação permite que a pessoa entenda e crie laços com o mobiliário, muito mais íntimos que qualquer ideia que eu possa ter tido a intenção de transparecer. O minimalismo, por falta de outro termo, para mim tem esse papel. Uma criação que possibilita a interpretação”, justitica Matheus. O designer também assina outras peças exibidas no showroom.
O arquiteto Leonardo Zanatta apresentou na Autoria Design os bancos e mesas laterais Mambo, feitas com madeiras de reaproveitamento. No processo, lotes de madeira de demolição são comprados de colecionadores no interior do estado, são catalogados, selecionados e separados de acordo com a espécie e o estado de conservação. Cada lote é utilizado para atender diferentes desenhos. Os modelos fabricados pela Samba Design podem ser estruturados em canela escura, mesclada, roxinho e tauari.
A pesquisa sobre a identidade ancestral do Brasil meridional resultou na série de papéis de parede Curi, nome tupi para araucária, desenhada pelo duo Otropicalista. Marcelo Fialho e Marco D Julio desenvolveram duas estampas com três variações de cor resultando em 18 opções de composição para o décor da casa.
Fonte: com assessoria de imprensa.