Autora de diversos projetos infantis, a arquiteta Ticiana Tieppo já havia notado a dificuldade de muitas mães para encontrar produtos ligados ao universo dos pequenos. Durante a participação em uma das maiores mostras de arquitetura e design do país, em Florianópolis, a realidade ficou mais evidente. Agora, ao lado da sócia e amiga Cláudia da Silva Silvério, elas lançam o e-commerce infantil Mercato Cuore com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da criança.
A Mercato Cuore nasce depois de dois anos intensos de uma “gestação empreendedora” repleta de muito aprendizado e dedicação. Em seu portfólio, a marca apresenta uma extensa seleção de itens para o universo infantil, desde roupa de cama, lancheira e cestos de organização até almofadas, tapetes e papéis de parede, entre outros. Feitos em 100% algodão, os produtos são exclusivos e de fabricação própria, com exceção dos tapetes.
Coleção Boi de Mamão
A primeira coleção tem como base o litoral catarinense e o folclore, em especial o Boi de Mamão. São as histórias e os personagens relacionadas a esta brincadeira – entre eles, a Bernúncia, o Cavalinho, a Maricota e o Cavaleiro – que embasam o conceito, o design e as cores, mais neutras e delicadas, dos itens à venda na loja virtual com entrega para todo o país. Elementos da arquitetura como as casinhas açorianas, além do mar, a tainha, a ostra, o sol e o arco-íris são outros componentes do lançamento. Há também a Coleção Geométrica, surgida como uma opção de padronagens que combinam com a Coleção Folclore.
“A coleção veio pelo significado, sou mãe de dois adolescentes, e quando eles eram menores gostavam muito do Boi de Mamão. É uma história que está no imaginário de muitas famílias, que passa de pai para filho.”, explica Ticiana. A sócia Cláudia, formada em Administração, também entende do assunto: é mãe de dois meninos.
Mas antes da plataforma entrar no ar, as empresárias passaram por diferentes fases no empreendimento. Ticiana ingressou em um curso de startups com o intuito de tirar a ideia do papel e foi lá, na formação, que criou um MVP (Mínimo Produto Viável). Era uma Landing Page, mostrando a ideia principal do site, e um vídeo ilustrando a dificuldade das mães em encontrar produtos para os filhos. Ao entrar no protótipo do site, Cláudia conheceu a ideia e se apaixonou pelo projeto. Surgiu, então, a sociedade e os passos seguintes na materialização da Mercato Cuore.
No início, desejavam se tornar uma espécie de marketplace – um espaço de curadoria apurada de diversas marcas -, mas depois de muita pesquisa sentiram a necessidade de mudar o projeto. “A ideia do marketplace foi abandonada por não sabermos como o produto iria chegar nas mãos do cliente. Queremos participar e estar envolvidas em todas as etapas, temos muita preocupação em como o produto vai chegar no destino. Fazemos tudo com muito carinho e queremos que o cliente receba isso”, destaca a dupla.
Produção local
Para desenhar a coleção, Ticiana e Cláudia contrataram uma designer e entregaram um briefing minucioso com todos os detalhes dos produtos, como cores e linguagem. O comprometimento social que faz parte do DNA da marca fica evidenciado através da rede de fornecedores. Estamparias, tecelagens, costureiras, marceneiros e artesãos catarinenses são prioridade na hora da produção, feita quase toda no Estado.
“Criamos uma rede de fornecedores, das mais diferentes áreas, é tudo feito de forma bem artesanal, nosso estoque não é grande. Temos ainda uma preocupação com o desenvolvimento de toda a cadeia envolvida no processo. Nos preocupamos com a qualidade final do nosso produto e por vezes investimos na capacitação de profissionais. Por exemplo, pagamos aulas de pintura para a nossa artesã que faz as peças de madeira para que ela aperfeiçoasse o seu trabalho”, finaliza Ticiana, reforçando um dos propósitos da marca.
Fonte: com assessoria de imprensa.