O cinema como dispositivo para a compreensão de imaginários urbanos e suas ramificações. Esta é a proposta de CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUITETURA, dedicada a unir cinema e arquitetura, que chega à terceira edição fazendo um convite para refletir sobre o espaço urbano, resgatando a memória e projetando o futuro. CINEMA URBANA acontece de 17 de agosto a 5 de setembro, com exibições presenciais e virtuais, sempre com entrada gratuita. Logo na abertura, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, será exibido o filme “Tudo é projeto”, que homenageia Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro mais renomado da atualidade.
O festival inclui três mostras – competitiva de curta e de longa-metragem, mostra hors concours (que exibirá “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz) e mostra RIFCA – com filmes indicados por festivais parceiros da Rede Interamericana de Festivais de Cinema, Cidades e Arquitetura -, além de painéis de debates e apresentações musicais. Ao longo de três semanas, serão exibidos 26 filmes, produzidos em 14 países como Alemanha, Portugal, Reino Unido, Hong Kong, China e Brasil.
CINEMA URBANA tem direção da arquiteta e urbanista Liz Sandoval, que assina a curadoria, ao lado do arquiteto e urbanista André Costa e da cineasta e pesquisadora Lorena Figueiredo. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil e patrocínio do Banco do Brasil.
Em sua terceira edição, CINEMA URBANA – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA E ARQUITETURA quer aprofundar sua proposta de integrar o cinema ao debate sobre as diversas formas de aglomeração e dispersão urbana. E nesta reflexão entram temas como a superlotação das cidades, a arqueologia visual, a gentrificação, a ganância imobiliária, assim como a relevância do trabalho de arquitetos e artistas de grande talento e sensibilidade, como Marcos Konder Netto, Francisco Galeno e Luís Humberto.
O júri responsável por indicar os vencedores da mostra competitiva será formado por Catarina Mateus (arquiteta e urbanista, Diretora Criativa e Programadora do Habitante – Festival de Cinema, Cidade e Arquitetura do Equador, Membro da RIFCA), Luiz Sarmento (arquiteto IPHAN e Diretor de Cultura do IAB Nacional) e Juliane Peixoto (artista visual e professora do curso de Áudio e Vídeo do IFB campus Recanto das Emas).
HORS CONCOURS – São cinco os filmes reunidos na Mostra Hors Concours. Dentre eles estão o clássico “A Pista”, de 1962, do mestre francês Chris Marker, e “Aeroporto Central”, produção do premiado cineasta brasileiro Karim Aïnouz, que tem uma relação com Brasília, lugar onde morou e se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
HOMENAGENS ESPECIAIS – Dois mestres da mesma geração serão homenageados: arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha é tema do filme que abre a programação, “Tudo é Projeto”; e o documentário sobre o arquiteto português Nuno Portas inaugura as exibições ao ar livre, em 20 de agosto, com a exibição inédita de “A Cidade de Portas”.
Os 61 anos de Brasília também serão lembrados. Com uma história intimamente ligada ao cinema, desde os tempos de sua construção, a capital brasileira vai surgir na tela com a exibição de “Galeno, Curumim Arteiro”, do diretor brasiliense Marcelo Díaz, sobre a vida e a obra de um dos mais importantes artistas do DF, e “Luis Humberto: O Olhar Possível”, de Mariana Costa e Rafael Lobo, com um olhar poético sobre o grande fotógrafo carioca radicado em Brasília e um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro.
MOSTRA RIFCA – Na última semana de programação, seleção de seis títulos indicados por festivais parceiros que integram a RIFCA – Rede Interamericana de Festivais de Cinema, Cidades e Arquitetura. A programação ficará disponível para visualização de 30 de agosto a 5 de setembro, na plataforma InnSaei.TV – com exceção de “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz. Durante este período, os espectadores serão convidados a participar da votação popular. Através da mesma plataforma, será possível assistir ao título que abre a mostra, “Tudo é Projeto”, no próprio dia 17 de agosto, de 18h30 às 23h59.
FICHA TÉCNICA CINEMA URBANA 2021
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Produção: Cinema Urbana e Moveo Filmes
Curadoria: Liz Sandoval, André Costa e Lorena Figueiredo
Direção Geral: Liz Sandoval
Direção de Produção: Thay Limeira
Produção Executiva: Daniela Marinho
Produção de Cópias: Juliana Melo
Produção: Ana Rabêlo
Produção Musical: Daniela Diniz
Assistente de Produção Executiva: Heloísa Schons
Assistente de Produção: Camila Reis
Colaboradora: Giovana Soares
Técnica Audiovisual: Luiza Chagas
Programador Visual: Estúdio Molde (Felipe Cavalcante e Gabriel Menezes)
Cenografia: Nina Coimbra e Tiago Lucas
Projeção e Sonorização: JM Projetos (Jay Barros)
Plataforma Streaming: Innsaei.TV
Redes Sociais: Zabelê Comunicação (Mônica Rodrigues e Gabriel Hoewell)
Vinheta: Kennel Rógis
SERVIÇO
Data: 17 de agosto a 5 de setembro de 2021
Local: Cinema e jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, plataforma InnSaei.TV e www.youtube.com/c/MostraCinemaUrbana
Horários: ver programação
Ingressos: Os ingressos (gratuitos) para as sessões presenciais serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 9h. Poderão ser adquiridos até dois (02) ingressos por CPF pelo site www.eventim.com.br. As atividades estarão sujeitas à lotação.
Para as sessões ao ar livre, que acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de agosto, recomendamos que os espectadores levem cangas e cadeiras, pois a exibição ocorrerá no Jardim do CCBB.
Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br
Sobre a InnSaei.TV
Lançada em agosto de 2020, a plataforma de streaming e programação ao vivo InnSaei.TV foi desenvolvida por Bia Ambrogi e Fernanda Senatori, com tecnologia de ponta para uma segunda onda de inovação na indústria. Pensada para mudar o rumo do setor, a InnSaei.TV é 100% nacional e está disponível para todas as telas – celular, tablet e SmarTV – e com aplicativo para iOS e Android. Conhecida como a Casa dos Festivais, a InnSaei.TV hospeda a maior parte dos festivais brasileiros na versão online, ampliando acesso à cultura e avançando também para o mercado Sulamericano. A plataforma ainda oferece programação e conteúdo diversos, canais temáticos, ao vivo, speeches, séries e shows. O cadastro é gratuito com sessões abertas, fechadas por assinatura ou em formato pay-per-view.