Pela segunda vez o palco da CASACOR São Paulo será o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um clássico da arquitetura brasileira projetado pelo arquiteto David Libeskind em 1954 e que já reunia moradia, serviços e comércio, premissas em alta hoje quando se discute a requalificação de nossas cidades. A 36ª edição, que acontece de 30 de maio a 06 de agosto, tem como tema “Corpo & Morada“ a partir do entendimento de que o afeto e o cuidado permeiam as camadas do nosso habitar: corpo, mente, casa, cidade e o planeta.
A mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores tem seu espaço ampliado em relação a edição anterior, com mais de 11.000m² de área construída, ocupando o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração nova para os visitantes. Os profissionais vão apresentar projetos que façam referência à pele em que habitamos em 74 ambientes.
No elenco, profissionais de todo o Brasil entre veteranos e novatos e catarinenses com forte presença na mostra há alguns anos. Marcelo Salum foi destaque em 2022 e acumula premiações desde a primeira participação em CASACOR São Paulo. Ele vai assinar a Casa Riachuelo que tem o ritmo do samba como ponto de partida. “Faremos uma homenagem a cultura africana… Uma exaltação ao legado que construiu o povo brasileiro, uma cultura que está totalmente penetrada na nossa identidade e DNA como nação”, diz Salum. E no dia da abertura, a sambista Jandira Souza, que integra o projeto Antonietas, estará no espaço do arquiteto cantando para os visitantes – projeto é a reunião de quatro cantoras negras do samba catarinense.
Escuta aqui a música Batuque de Pirapora, do Samba do Sino, uma das inspirações para o ambiente
“A Casa Morena personifica essa relação criada no espaço como um reflexo de autenticidade. Somos seres raros com individualidade e semelhanças. A morada não existe se nela não a habitarmos e para isso temos que envolver nosso corpo nessa veste que chamamos de lar. É assim que definimos “Corpo e Morada”, tema da CASACOR, neste projeto. A casa como reflexo do nosso corpo com necessidades e responsabilidades”. Desta maneira o arquiteto Tufi Mousse fala sobre a Casa Morena, ambiente de 152m² para a sua quarta participação na mostra paulistana.
A dupla Salvio Júnior e Moacir Junior, do Studio CASAdesign, leva para a mostra uma casa livre de estereótipos. “A Sala 16 é um ambiente concebido para curtir e relaxar no conforto da sua casa. Uma forma de demonstrar ao público que a casa pode ser, além do nosso refúgio, nosso acalento, nosso afago, nosso colo e nosso respiro. Entender que posso ter tudo o que me dá prazer dentro da minha casa. Tudo!”, explica Moacir Júnior. A forma circular dá o ritmo ao espaço trazendo fluidez e leveza. “Sejamos lar, sejamos nossa própria essência desnuda de olhares e julgamentos. Que assim seja a nossa CASA”, define. A mostra terá ainda a participação de Rodolpho Schier.
A lista completa dos participantes você confere aqui.
A CASACOR São Paulo 2023 tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, carro oficial Peugeot, apoio local Portinari e Savoy, fornecedor oficial The Bar, hotel oficial Radisson Oscar Freire, seguradora oficial Pottencial Seguradora e media partner oficial Veja.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).