O projeto da Casa Pátio, uma residência localizada em condomínio no bairro de Cacupé, em Florianópolis, teve como premissa voltar a edificação para a parte interna do terreno, preservando a privacidade de seus moradores. Para isso, foram criados pátios delimitados por painéis móveis de madeira, mitigando a relação com os lotes vizinhos, ao mesmo tempo em que se buscou valorizar os visuais para o mar que circunda a ilha de Santa Catarina.
Com 660 m², a Casa Pátio tem como referência a arquitetura moderna brasileira, porém com abordagem contemporânea. São utilizados materiais que reforçam esta linguagem como o concreto, o vidro e a madeira. É marcante o grande beiral de concreto que circula a casa toda, hora protegendo a edificação, trazendo conforto térmico , hora servindo de anteparo para os brises.
O paisagismo como complemento à presença dominante da arquitetura é assinado pelo escritório JA8 Paisagismo.
No interior, predomina a integração dos espaços, atendendo ao programa de necessidades da família por generosos ambientes. O destaque fica por conta da conexão dos pátios internos e externos da edificação, proporcionando que os quartos tenham contato direto com a piscina. A parte privativa contempla três suítes amplas no térreo e um anexo no piso superior, que serve de sala íntima e quarto para hóspedes.
Ficha técnica
Projeto de arquitetura: arquiteto Giovani Bonetti
Co-autores: arquitetos Adriano Kremer e Cristhiane Digiacomo
Projeto de Interiores: arquiteta Taís Marchetti Bonetti
Co-autor: Rudiana Mendes
(texto com escritório MarchettiBonetti+)