Exemplar único entre os templos construídos por imigrantes europeus no Brasil, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Indaial (SC), no Bairro de Warnow Alto, será reaberta à comunidade no próximo dia 4 de outubro. O edifício teve suas pinturas murais restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também realizou a recuperação da estrutura contra cupins e infiltrações, entre outros problemas de manutenção. Ao todo, foram investidos R$952.218,29 no projeto de restauração do bem, tombado em 2007 pelo Iphan.
No interior da capela, a pequena e única nave é bastante iluminada pelas janelas laterais que fazem ressaltar a profusão de cores e formas das pinturas que se espalham pelas paredes e teto, impressionando pelo cuidado com que foram confeccionadas. As imagens são marcadas pela simplicidade típica da arte popular, e procuram reproduzir a grandiosidade das grandes basílicas italianas. A importância que os imigrantes conferiam à religião pode ser apreciada no esmero construtivo e nos detalhes que dão forma ao espaço interno da capela. A composição decorativa do bem é marcada por uma mescla de tradições alemãs, com elementos clássicos da arquitetura italiana e particularidades da tradição polonesa.
História
A história do bairro de Warnow é caracterizada pela presença dos imigrantes de origem predominantemente alemã, mas também italiana e polonesa, e pelos desafios enfrentados para se fixarem nas terras brasileiras. Quando receberam os seus lotes de terras, os imigrantes se depararam com problemas de moradia precária, espera pela primeira colheita e conflitos com os índios Xokleng. A história local também registra o movimento de organização desses grupos por meio da construção de espaços sociais, como a implantação de uma instituição de ensino e posteriormente a construção da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Segundo relatos da comunidade, a primeira edificação da capela estava localizada junto ao cemitério. Em 22 de setembro de 1902, a Igreja Católica recebeu a autorização para a construção de uma edificação nova, a aproximadamente 100 metros da primeira edificação. Em 1904, Frei Francisco Tenschert transferiu o templo para o lote atual e abençoou o sítio, porém, somente em 1924 o pedreiro alemão Júlio Stoy deu início a atual construção.
José Gonzaga de 95 anos conta que, em 1947, Júlio Stoy havia terminado toda a estrutura da Capela: “Quando cheguei só tinha as paredes e o coberto, sem reboco, sem nada, isso tudo era chão batido”, relata. Com a estrutura toda pronta, a diretoria que iria cuidar e administrar a Capela ficou responsável pelos acabamentos da parte interna da edificação.
Serviço:
Entrega da Obra de Restauração das Pinturas Murais da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Local: Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Estrada Geral de Warnow Alto, s/nº
Data: 04 de outubro de 2016, às 11h.