Jader Almeida, designer mundialmente conhecido, que tem como principal parceira a marca SOLLOS, acaba de receber mais uma premiação para a cadeira CLAD, o IF Design Award 2016, uma das premiações mais prestigiadas no mundo desde 1950. Em dezembro, o móvel recebeu dois outros prêmios: Museu da Casa Brasileira (Menção Honrosa) e Good Design (Chicago-EUA)
Jader fez sua interpretação da arte cicládica e transpôs para o contexto do mobiliário. O desenho da cadeira CLAD tem como uma das principais características as formas fluidas, biomórficas e ergonômicas que são capazes de apoiar o tronco em sua totalidade e facilitar o ato de sentar e levantar.
O processo de manufatura da cadeira CLAD apresenta um sistema híbrido de produção, na qual máquinas de alta tecnologia fazem a usinagem da madeira de média densidade, enquanto o minucioso acabamento é feito manualmente.
Dimensões: 53 x 51 x 77 cm (LxPxA)
Materiais: Madeira maciça – nogueira americana ou o carvalho americano
Jader Almeida para MICASA
Rua Estados Unidos, 2109 – São Paulo
(11) 3088-1238
Sobre Jader Almeida
Jader Almeida nasceu em 1981 no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção. Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, Santa Catarina. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã.”
2014 28º Prêmio Museu da Casa Brasileira: mesa Bank (1º lugar) W Design Award: mesa Dinn (destaque)
PREMIAÇÕES
2013 Brasil Design Awards: cadeira Milla e poltrona Mirah Good Design Award Chicago – USA: cadeira Easy IF Product Design Award 2014: cadeira Easy e poltrona Mad
2012 26º Prêmio Museu da Casa Brasileira: mesa Dinn (1º lugar) Brasil Design Awards: poltrona Euvira IF Product Design Award 2013: poltrona Mirah e cadeira Milla German Design Award 2013 (nominee): cabideiro Loose Red Dot Product Design Award: cabideiro Loose e poltrona Euvira
2011 Designpreis Deutschland 2012 (nominee): poltrona Linna e sistema Clip IF Product Design Award 2012: poltrona Euvira 25º Prêmio Museu da Casa Brasileira: banco Blade (1º lugar), banco Phillips (1º lugar) e cadeira Platta (2º lugar) Good Design Award Chicago – USA: cabideiro Loose
2010 Idea Brasil: poltrona Ipanema IDEA Awards USA: poltrona Linna IF Product Design Award 2011: sistema Clip
2009 Idea Brasil: banco Cheig Salão Design Casa Brasil: cadeira Bossa 23º Prêmio Museu da Casa Brasileira: coleção Matriz (menção honrosa)
2008 22º Prêmio Museu da Casa Brasileira: cadeira Bossa (selecionada para o acervo de exposição)
Sollos
Em 2016, a Sollos completa doze anos sob a direção criativa de Jader Almeida, um dos mais reconhecidos designers brasileiros, consolidando-se como uma indústria inovadora. Com mais de uma centena de itens na coleção, incluindo o mobiliário assinado por designers e arquitetos de renome internacional, a marca abrange todo o mercado brasileiro e segue expandindo as fronteiras internacionais, com distribuição em Londres, Paris, Hong Kong, Dubai, Chicago, Miami, entre outros. À frente das fábricas em Santa Catarina, no sul do país, Cláudio Frank investe continuamente em novos conceitos, tecnologias e processos produtivos para garantir a qualidade e a autenticidade de cada peça. O design é ferramenta estratégica, integrando toda a cadeia produtiva da SOLLOS, da seleção da matéria-prima ao relacionamento com o consumidor. Na indústria, equipamentos de última geração são aliados a técnicas artesanais para alcançar um resultado sofisticado e preciso.
Atenta à preservação dos recursos naturais, a SOLLOS promove o uso racional das matérias-primas e o tratamento 100% dos resíduos de produção. A madeira provém de áreas de manejo sustentável e os componentes são de baixo impacto ambiental. “Buscamos integrar o melhor da nossa cultura às referências internacionais, diz Claudio Frank, diretor comercial da SOLLOS. Nos últimos onze anos, a SOLLOS ampliou seu parque fabril, investiu em equipamentos, inovação, tecnologia, pesquisa e logística, introduziu novos materiais, promoveu lançamentos anuais, e seus produtos conquistaram os principais prêmios nacionais e internacionais do segmento, como Museu da Casa Brasileira, IF Dfesign Award, Red Dot Design Award e Good Design Award, levando o nome da indústria brasileira ao reconhecimento mundial.