Arquitetura na Maratona Cultural!!! Isso mesmo, é a primeira vez que acontecem visitas culturais guiadas e gratuitas com o tema da arquitetura durante a Maratona Cultural 2023. Acredito que arquitetura também é manifestação cultural com a qual nos relacionamos cotidianamente sem perceber. É muito importante que o tema chame a atenção das pessoas considerando que arquitetura está relacionada com a qualidade das nossas cidades, com o belo, com conforto e nossas memórias afetivas. Farei duas ações:
Visita Cultural com Arquitetos ao prédio Ceisa Center, um ícone da arquitetura moderna de Florianópolis, que completa 45 anos. Vamos caminhar pelo prédio e conversar com quem entende do assunto, estuda arquitetura moderna, vamos falar das memórias que aquele prédio nos traz, a relação com a cidade, o legado, além de outras curiosidades.
- Sábado, às 10h, no Ceisa Center – Av. Prefeito Osmar Cunha, 183 – Centro
Participam do evento: arquiteto e mestrando Leonardo Bertoldi; Dr. arquiteto, membro do grupo de pesquisa Internacional sobre a modernidade e do Docomomo Brasil, Rudi Van Cattani; arquiteto presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) Ronaldo Martins; síndico do Ceisa Center, Luiz André May Serafin.
Visita Cultural com a Praça do Forte São Luis, com conversa com a arquiteta que fez o projeto da praça e arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Vamos falar sobre a importância das praças, esse lugar simbólico essencial ao convívio urbano, a relação da praça com as camadas da cidade – entorno da Bocaiúva e Mauro Ramos e a possível existência de um forte naquele território.
- Sábado, às 17h – um pouco antes do pôr do sol – na praça, Esquina Av. Beira-Mar Norte e Av. Mauro Ramos – Centro.
O bate papo acontece com a arquiteta paisagista Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura Viva, e arqueóloga Isabela Muller, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
- as visitas têm classificação livre