Como acontece um processo criativo no universo da moda? Uma coleção surge a partir de um tema amplamente explorado em conceito e modelagem. Conta sempre uma história, na maioria das vezes, implícita. E mesmo que muitos não percebam isso, o estilista cumpre com a sua missão.
Tudo isso pode ser percebido de uma forma muito interessante na mostra que abre oficialmente hoje, no Museu da Escola Catarinense. Os alunos que estão concluindo o curso de Moda na Udesc apresentam as suas mini-coleções no OctaFashion, evento que está na sua 11ª edição e que, em função da fase pandêmica – ganhou um novo formato.
Desta vez, o Octa é apresentado como exposição em formato digital, documentário, algumas poucas peças produzidas fisicamente e instigantes espaços espelhados. “O processo criativo começou a partir do tema Ciclos, uma referência às transformações que vivemos – e impulsionados por fatores, como a pandemia, por exemplo”, antecipa a professora Amanda Queiroz Campos, organizadora do Octa Fashion.
Ela conta que “os alunos tiveram que se adaptar ao novo momento, a um novo formato de ensino, o virtual. Já estavam se encaminhando para as fases finais do curso, as que mais exigem ainda mais a participação presencial. As aulas on-line funcionam para o teórico. Mas a Moda exige o presencial, porque é técnica, prática.
E a partir deste ciclo surgiram coleções que olham com mais atenção à fauna e flora, ao desenvolvimento do ser humano, às transformações sociais e políticas, à tecnologia têxtil, amparados ainda em questões como sustentabilidade e responsabilidade. Todas contando histórias interessantes e referências do processo criativo.
Os 38 alunos que se formam – a coleção de grau acontece dia 9 – apresentam suas minicoleções autorais na exposição aberta ao público de 4 a 31 de março, com entrada gratuita. O público poderá ver de perto como tudo isso acontece e admirar os trabalhos destes novos talentos que saem da universidade prontos para enfrentar a competitividade do mercado.
O Octa Fashion (Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas) é um evento único em Santa Catarina. Durante 9 anos foi apresentado como um grande e impactante desfile. Na edição anterior, teve desfile virtual, com referências de realidade virtual e em 3D – numa adaptação necessária também em função da pandemia.
OCTA 11
Abertura oficial, dia 3 de março
Visitação pública, de 4 a 31 de março – entrada gratuita
Local: Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis – SC
Fonte: com assessoria de imprensa.