Estivemos no primeiro dia da Feira Construir Aí, que está em sua 3ª edição e acontece em Balneário Camboriú – a primeira foi em Joinville. A feira dedicada à construção está localizada na cidade que abriga os prédios mais altos do país e que exibem tecnologias de ponta.
Foi uma surpresa das boas ao ver empresas catarinenses apresentando produtos de excelência. É o caso da Colo Brasil, empresa de Mafra que fabrica pisos de madeira e portas com madeira certificada – FSC® (Forest Stewardship Council). A espessura da moldura, a porta sem a moldura, as ferragens e soluções são diferenciais dos produtos que nos encantaram.
A Tessela, de Tijucas, caprichou no estande projetado pelo arquiteto Luiz Fernando Dal Bosco, e apresentou pedras com acabamentos surpreendentes além de uma caixa de som em pedra e de cabideiros.
Esquadrias, acabamentos, automação residencial, construção modular, itens e soluções para a casa e construção estão entre as categorias de produtos de mais de 150 expositores, 65% estaduais e 35% nacionais de acordo com Marina Kessler, organizadora da feira. A estimativa de público para este ano, segunda Marina, é de 22 mil pessoas – ano passado foi de 15 mil, e deve gerar R$ 300 milhões em negócios. O evento foi desenhado para oferecer conteúdo gratuito por meio das várias palestras e fazer conexão da cadeia do setor de construção, arquitetura e interiores.
Também destacamos o modelo de casa tiny house exibida e comercializada completa, desenvolvida pelo consultor Robson Lunardi, da Tiny House Brasil, com sede em Brusque – ele foi pioneiro do movimento no Brasil que estimula uma filosofia de viver com o essencial. Na feira, foi exibida a Tiny House Fênix, construída em steelframe engenheirado, com acabamento externo amadeirado em PVC (siding). Já a outra casa é um produto da XP Construção em Containers, de Navegantes, que mostrou uma casa completa de 20m² com interiores decorado, além de deck, toldo e terraço. Esta enquadra-se no modelo de tiny house pelo tamanho, mas a empresa fabrica sob medida para o cliente.
Sobre construções híbridas, o arquiteto Felipe Savassi, que mora em Florianópolis, fará uma palestra dia 23, no auditório do Expocentro. Falando em conteúdo, saímos de lá inspirados pela conversa dos arquitetos Jeferson Branco, quem tem escritório em Itajaí, e de Maurício Arruda, da Todos arquitetura de histórias (SP).
A feira segue até sexta-feira com muita programação.