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Provocado pelo cliente para projetar uma obra temporária e impactante que refletisse o novo aeroporto internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, o arquiteto Ronaldo Martins encarou um desafio e tanto. “A arquitetura que praticamos é toda artesanal”, comenta, explicando que a ideia foi justamente racionalizar e fazer um exercício de construção comparado a montagem de um automóvel.
Este foi o partido do Visitor Center, já apelidado de miniterminal, formado por um lounge/bar, auditório para 40 lugares, sala de reunião e espaços de apoio, totalizando uma área de 163,00m², além de dois terraços externos e um estacionamento. Localizado no platô mais alto do canteiro de obras, permite ao visitante uma visão privilegiada da construção do aeroporto – previsto para começar a operar em agosto de 2019.
Para executar uma arquitetura mais industrializada, Ronaldo optou pela construção modular metálica pré-fabricada executada no chão de uma fábrica na cidade de Tubarão, no sul do Estado. A obra levou 55 dias para ficar pronta considerando todos os acabamentos externos e internos, incluído o mobiliário. A edificação tem quatro módulos de 3,20mx12m cada um, tamanho definido a partir do espaço na carreta que faria o transporte até o local. Completam o prédio o uso de platibanda, telha sanduiche e brises que conferem o necessário conforto e proteção térmica.
MATERIAIS
“Recebemos dos clientes uma lista de materiais que seriam utilizados na obra do aeroporto, essa foi a diretriz da nossa pesquisa”, diz Ronaldo. Externamente a edificação foi revestida com telas metálicas perfuradas, persianas têxteis e vidros em grandes dimensões, além do uso de fachada ventilada com placas fenólicas em diversas cores. Todos estes itens fazem parte da estratégia bioclimática utilizada para manter a temperatura interna equilibrada com baixo uso de energia.
O projeto do Visitor Center é do escritório ATO 9 Arquitetura, dirigido pelo arquiteto Ronaldo Martins, que também administrou a obra e contou com a participação da empresa Brasil ao Cubo, responsável pelo desenvolvimento dos quatro módulos metálicos que formam o conjunto.
Floripa Airport faz parte do grupo suíço Zurich Airport, que ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis para operá-lo pelos próximos 30 anos.
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