Com o mercado aquecido, arquitetos e designers de interiores têm buscado cada vez mais se especializar. Além de constantemente estarem agregando conhecimento para projetar espaços que proporcionem experiências exclusivas aos seus clientes, outra preocupação diária faz parte das suas rotinas: a gestão de seu escritório, pois a decisão de empreender pode ser bastante desafiadora, ainda mais para quem não tem familiaridade em gerenciar uma empresa.
Para orientar estes profissionais, o talk Trends Masotti recebeu o arquiteto Ricardo Meira, considerado um dos grandes especialistas no país em gestão de escritórios de arquitetura e de design de interiores. Meira é graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB e coordena a pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG.
Nesta terceira edição a conversa foi em torno do tema “Investir na gestão do escritório também é um ótimo projeto”. O encontro, que reuniu cerca de 80 profissionais, aconteceu na Masotti Floripa, no Shopping Casa e Design.
Confira os principais tópicos compartilhadas por Ricardo, também co-criador do Gestão Fora da Caixa:
Profissionalização
Empreender é um caminho comum entre os profissionais da área, exigindo habilidades que vão além do conhecimento técnico. O especialista reforçou a importância de profissionalizar a gestão do escritório para assegurar o sucesso do negócio próprio, independente do porte e segmento de atuação. “Não adianta ter talento para projetar se você não tiver conhecimentos gerenciais sólidos. Falta a alguns profissionais o conhecimento necessário para enxergar seu escritório como o que é de fato: um negócio.”, argumenta Meira.
Precificação
A precificação inteligente de projetos de arquitetura e design é essencial para promover uma gestão eficiente na prestação de serviços. Para precificar corretamente é preciso considerar questões como o custeio do projeto, seu posicionamento diante da concorrência e o valor percebido do serviços pelos clientes. “Profissionais de arquitetura e design de interiores têm dificuldade em vender seus serviços. Isso se deve à incapacidade de entender o trabalho como um negócio e encontrar o preço justo por aquilo que se propõe a fazer.”, alerta.
Valorização
Para que o trabalho desenvolvido pelo escritório seja devidamente valorizado e reconhecido, é necessário investir em diferenciais, como excelência e inovação na prestação dos serviços. “Quando não valorizamos nosso próprio produto, o mercado também não valoriza. Vivemos o paradoxo de sermos admirados, mas desvalorizados.”, pontua.
Gestão
Oferecer bons serviços e ter um negócio bem administrado são atributos complementares. Há uma chance muito maior de sucesso quando combinadas as duas características, criando um ciclo virtuoso que atrai mais e melhores clientes. “Investir em gestão faz com que sobre mais tempo e energia para fazer aquilo que mais amamos: criar.”, destaca Ricardo.
Fonte: assessoria de imprensa, texto de Bianca Escrich.