A localização privilegiada inspirou o projeto assinado pelo Architects Office, do arquiteto francês Greg Bousquet, fundador da Triptyque Architecture. A edificação de uso misto será erguida em frente ao exuberante Parque da Luz e distante apenas alguns passos da Ponte Hercílio Luz, no centro de Florianópolis, endereço do mais novo projeto da Dimas Construções.
Do encontro entre cidade e natureza, surgirá um residencial em que o verde é protagonista e a conexão com o entorno, essencial. O projeto está localizado nos altos da Rua Felipe Schmidt, uma área de comércios, serviços e lazer demarcada por paisagens naturais da orla marítima de Florianópolis. O local já abrigou o tradicional restaurante Lindacap, clássico ponto de encontro e gastronomia da Capital catarinense.
Nesse encontro de distintas dinâmicas, o equilíbrio é criado na morada. O resultado são duas torres de uso misto, com composições de materiais naturais, como a madeira e a pedra, em designs distintos para dialogar cada qual com os seus arredores imediatos.
A primeira torre, voltada ao Parque da Luz e toda sua exuberância natural, é aberta ao entorno, com unidades residenciais maiores, amplitude visual 360° para as vistas e presença de floreiras em um desenho de fachada rítmica e dinâmica. A segunda torre, posterior à primeira, traz um programa privativo, de apartamentos mais enxutos e fachadas em grid. Duas linguagens que representam sua localidade, e que simbolizam a união entre o urbano e a natureza em harmonia.
DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ A REINVENÇÃO DA CIDADE
As áreas comuns são distribuídas ao longo das edificações, no subsolo com acesso ao jardim privativo, subindo até o térreo com as áreas sociais organizadas em pavilhão, em conexão com as áreas externas de jardins e espaços esportivos. E na cobertura das torres, ambientes de convivência e experiências externas, com vista para a cidade, coroam o lazer na criação.
“A proposta do projeto desenvolvido pela Architects Office busca trazer uma morada viva, como o bairro em que se estabelece, abrigando o equilíbrio entre construído e não construído para experiências de bem-estar com a cidade e a natureza”, diz o arquiteto Sávio Jobim, Diretor de Criação do escritório.
O projeto paisagístico do empreendimento é de responsabilidade do paisagista e botânico Ricardo Cardim. Especialista em biodiversidade nativa, ele é autor do livro “Paisagismo Sustentável para o Brasil: Integrando natureza e humanidade no século XXI”. Ele destaca que a intenção do projeto é aproximar as pessoas de uma experiência com a natureza.
“A ideia é que quando o morador ou o visitante entre nesse empreendimento, ele se encante com as belezas das plantas nativas da mata atlântica”, diz. “A gente vai ter vários exemplares de palmito juçara, que é uma palmeira ameaçada de extinção da mata atlântica”, complementa o paisagista.
“No início de cada projeto sempre buscamos entender o que podemos fazer para melhorar tudo o que está ao redor do empreendimento. A gente trabalha para construir uma cidade para as pessoas. Então, é um privilégio oferecer um projeto que estará conectado com espaços tão importantes para o dia a dia da cidade, como o Parque da Luz e a Ponte Hercílio Luz”, diz Gabriel Freire, Diretor de Incorporação da Dimas Construções.
Fonte: com assessoria de imprensa.