Este é o primeiro volume da Coleção Arranha-Céu, que conta para o público infantil, em livro, audiolivro e aplicativo, a história e as histórias de algumas das principais obras da arquitetura brasileira.
A PUBLICAÇÃO
A partir de uma exploração lúdica e didática, de como se concebem, desenvolvem e executam projetos arquitetônicos, a série de livros revelará aos pequenos leitores este rico universo, facilitando assim a compreensão do mundo a sua volta e ajudando a enriquecer sua percepção destes valores para o futuro.
O olhar atento, em um zoom monumental, parte do globo terrestre e vai se aproximando cada vez mais, do continente, do País, do Estado, da cidade, do bairro, da área próxima, da rua, do terreno, da parede, dos fios elétricos, até chegar ao menor detalhe de um elemento que compõe um edifício. A cada página, textos breves pontuam essa descoberta.
A proposta é orientar o processo de aprendizagem, desenvolvendo nas crianças a sensibilidade para compreender a importância de cada obra em seu contexto, a diferença entre espaços públicos e privados, interiores e exteriores; a relevância do patrimônio histórico e o papel que a arquitetura têm no cotidiano das cidades e das pessoas; a relação entre a natureza e o que foi construído pelo homem, e ao !m, como a sustentabilidade relaciona-se com a qualidade da vida no planeta.
A ideia da coleção é apresentar as Masterpieces dos principais mestres da arquitetura brasileira, considerando diversificados períodos da história da arquitetura e a possibilidade de visitação por pais e filhos, permitindo uma imersão na própria história do lugar, das pessoas, da obra em si, bem como o convívio com a cultura e os costumes da região.
As obras devem ainda apresentar elementos plásticos que possam ser explorados graficamente de maneira a despertar o interesse da criança.
Com o intuito de servir de ponte entre gerações e extratos sociais, propomos também que essa pequena coleção possua uma versão digital interativa para dispositivos móveis – mídia cada dia mais relevante para promover o aprendizado do público infantil – e também uma versão em áudio-livro, que além de promover a inclusão, também permite uma nova via de aprendizado, buscando desenvolver o repertório pessoal e a imaginação das crianças. (com Assessoria de Imprensa)
Esta publicação tem incentivo do Ministério da Cultura (MinC) e patrocínio da DOCOL.
Título: A Cidadela: o Sesc Pompeia de Lina Bo Bardi
Coleção: Arranha-Céu (volume 1)
Autores: Baba Vacaro, Daniel Almeida, Rogério Trentini
Editora C4, São Paulo, 1a edição, 2015
SOBRE OS AUTORES
A designer e diretora de criação Baba Vacaro, roteirista do programa Casa Brasileira, do GNT, tratou de fazer a análise do terreno e do entorno. E notou que havia a possibilidade de erguer um belo edifício, dos mais sólidos.
Para ajudá-la na tarefa, chamou o ilustrador Daniel Almeida, que trabalha para grandes revistas e jornais e já ilustrou vários livros. Juntos eles desenharam a planta, fixaram os alicerces e as estruturas, escolheram os materiais.
Enquanto levantavam a obra, contaram com o reforço de Rogério Trentini, que já escreveu dois livros ilustrados pelo Daniel. Ele se juntou aos dois para os pontos-finais, o revestimento, o acabamento.
SOBRE A EDITORA C4
Criada em 2004 pela arquiteta Cris Corrêa, a C4 surgiu com o intuito de evidenciar a amplitude e a importância da produção nacional nos campos da arquitetura, do design, da arte e da moda. Com uma década de existência, a editora começou sua trajetória publicando títulos sobre obras individuais de grandes escritórios de arquitetura voltados para estudantes. Ao longo do tempo, seus livros passaram a reunir portfólios completos, ganharam papéis mais nobres, capas duras e se transformaram em obras para colecionadores, gostosas de folhear, degustar ou até mesmo dispor sobre a mesa da sala de visitas.