Entre viagens e andanças cotidianas, a fotografa e designer gráfica Mariana Boro captura pequenos fragmentos do dia a dia. Seu olhar sensível registra momentos que passam por vezes despercebidos, como a expressão no olhar de seus animais de estimação, o cogumelo majestoso que cresce no quintal da vizinha, a textura do tronco de uma árvore, as variações de luz e sombra que um dia inteiro podem proporcionar. Estes respiros como ela usualmente chama, entre um trabalho e outro, estão reunidos na coleção “Gaveta Autoral”, em exposição até agosto, na loja Vitrine 21, em Florianópolis.
As 35 imagens são despretensiosas, não possuem nome e a interpretação é livre. “As minhas imagens são espontâneas, poucas coisas foram produzidas e algumas delas são manipuladas. Gosto de brincar com a imaginação de quem vê, deixar uma dúvida. Na minha fotografia autoral me permito errar, não julgo o belo, o feio, o agradável ou o incômodo, tudo é relativo porque depende daquele que olha, da história e principalmente do estado do dia de cada um. Gosto de dizer que fotografar é carregar a fotografia da gente, para distribuir um pouco da gente por aí. Vejo a maioria das imagens de forma orgânica na interpretação, vão somando na medida que mais pessoas acessam.” – explica Mariana Boro.
A fotografia vem ganhando cada vez mais espaço dentro da arte contemporânea. Essa realidade também se traduz nos lares, onde sua presença aumentou nos últimos anos como item de valor para decoração.
O convite para a exposição partiu das arquitetas Andréa Hermes Silva e Tatiana Filomeno, que prestam consultoria para a Vitrine 21, e da proprietária da loja, Renata, Loch. A curadoria das imagens foi feita pela própria fotógrafa juntamente com as arquitetas. A coleção “Gaveta Autoral” fica em exposição por três meses, a partir de 30 de maio 2017.
Serviço
O quê: Exposição Gaveta Autoral
Quando: até agosto
Onde: Vitrine 21 – Praça Getúlio Vargas, 158 – Centro, Florianópolis/SC
Informações: (48) 3371-9554
visitação gratuita