O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulga o resultado do 30º Prêmio Design MCB, mais tradicional e longeva premiação da área no país, realizada desde 1986. No total, 50 produtos e trabalhos escritos dividiram os 1º, 2º, 3º lugares e menções honrosas em oito categorias e suas respectivas modalidades de produtos, protótipos, textos publicados e não publicados.
Eles foram selecionados entre os 640 inscritos na edição especial de 30 anos do Prêmio por duas comissões independentes de jurados – a de produtos coordenada por Marcelo Oliveira, doutor em Arquitetura e Urbanismo, e a de trabalhos escritos coordenada pela designer gráfica Priscila Lena Farias.
Entre os produtos e protótipos, a comissão julgadora avaliou os trabalhos segundo questões de projeto, de mercado e os resultados alcançados, sem perder de vista preocupações ambientais, de economia e de preservação de recursos. O destaque foi para os trabalhos inscritos nas categorias de iluminação, que apresentaram, segundo o júri, ‘formas, sistemas e acabamentos muito bem pensados de maneira global, confirmando talvez o crescimento da atenção do público brasileiro com a importância da iluminação na melhoria da percepção e espaços residenciais’, e na categoria transportes, reflexo das mudanças sociais que vêm acontecendo no Brasil: ‘as atenções estão voltadas para os transportes coletivos e alternativos, baseado em bicicletas e carros de comboio, exemplares presentes na coleção desta edição. Parece que, enfim, estamos acordando para a realidade do transporte e mobilidade, sobretudo nas capitais do nosso país’, destaca o coordenador Marcelo.
O edital da categoria trabalhos escritos delimitou, desde 2015, o escopo para obras cujo tema central seja ligado ao design em suas diversas especialidades. Os trabalhos premiados nesta edição apresentam visões integradas do campo do design, nos incitando a pensar quão pouco precisas, e mesmo limitadoras, podem ser as costumeiras divisões entre design ‘gráfico’, ‘de produto’, ‘visual’ ou ‘industrial’, e as tentativas de encaixar algumas práticas nessas categorias.
‘O pleno entendimento e configuração de uma cultura do design necessariamente envolvem uma visão generosa e ampla do campo, tal como aquela sugerida pela obra de Michel Arnoult e Geraldo Barros e pelas investigações sobre a Funtimod e a Goyana, temas centrais dos trabalhos escritos premiados nesta edição do Prêmio Design MCB’, explica Priscila. Duas obras dividem o primeiro lugar, tanto entre os publicados quanto os não publicados, que foram julgadas como ‘excelente em todos os aspectos’ de forma unânime.
Os produtos e publicações vencedores e os selecionados pelo júri ficarão expostos no MCB a partir de 24 de novembro de 2016, quando acontece a cerimônia de premiação em homenagem aos participantes dessa edição. O cartaz premiado no Concurso do Cartaz, junto com o escolhido por voto popular e mais dez selecionados também compõem a mostra, em cartaz até 29 de janeiro de 2017.
Na mesma data, será aberta a mostra Coleção MCB – novas doações, decorrente do trabalho de requalificação do acervo desenvolvido nos últimos oito anos de gestão do Museu pela A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Serão expostas as novas peças recebidas em doação conforme as diretrizes estabelecidas pela política de acervo, desenhada neste período para a instituição, em conjunto com o Conselho de Orientação Cultural.
Encontro com o júri e premiados
No dia 26 de novembro, às 11h, os integrantes da comissão julgadora e os autores das peças premiadas participam do ‘Encontro com o júri e premiados’, um evento aberto ao público, no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer a forma de avaliação do júri, os critérios adotados, assim como o processo produtivo dos autores dos trabalhos, entre outros detalhes do concurso.
O 30º Prêmio Design MCB tem o apoio do Senac SP, Ibis Styles Faria Lima, ADP, Abedesign, ArcDesign, Editora Lumière, Editora Zupi e Mercovino.
LISTA DE VENCEDORES
Construção
Eletroeletrônico
Iluminação
Mobiliário
Têxteis
Utensílios
Transporte
Trabalhos Escritos
1º lugar: Geraldo de Barros: isso, de Fabiana de Barros – Edição: Edições Sesc São Paulo, 2013
1º lugar: Michel Arnoult, design e utopia: móveis em série para todos, de Ethel Leon – Edição: Edições Sesc São Paulo, 2016
2º lugar: Design & Desenvolvimento: 40 Anos Depois, de Gabriel Henrique Torres do Patrocínio, José Mauro Nunes – Edição: Editora Blucher, 2015
– Não-publicados
1º lugar: Tipos móveis de metal da Funtimod: contribuições para a história tipográfica brasileira, de Isabella Ribeiro Aragão sob orientação de Priscila Lena Farias – USP, 2016
1º lugar: Goyana S.A.: Cultura Material, Design e Mitologias, de Gerson de Azevedo Lessa sob orientação de Marcus Dohmann – PPGAV/EBA/UFRJ, 2014
2º lugar: Glossário visual popular paulista: artefatos memoráveis presentes em residências de famílias de origem rural no estado de São Paulo, de Maria Beatriz Ardinghi sob orientação de Priscila Lena Farias – FAUUSP, 2015
Menção honrosa: Design do livro tátil ilustrado: processo de criação centrado no leitor com deficiência visual e nas técnicas de produção gráfica da imagem e do texto, de Elizabeth Romani sob orientação de Clice de Toledo Sanjar Mazilli – FAUUSP, 2016
JÚRI 29º PRÊMIO DESIGN MCB
Produtos Construção: Milton Francisco Junior, Renato Kinker e Robinson Salata
Eletroeletrônicos: Luis Alexandre Ogasawara, Marcos Batista e Ricardo Schwab Schirmer
Iluminação: Carlos Fortes, Giorgio Giorgi Junior e Olavo E. de Souza Aranha
Mobiliário: Daniel Candia Alcântara de Oliveira, Edison Barone e Mauro Claro
Têxteis: Debora Carammaschi, Fernanda Yamamoto e Miriam Levinbook
Transportes: Artur Grisanti Mausbach, Carlos Marcelo Teixeira e João Bezerra de Menezes
Utensílios: Claudia Facca, Cristiane Aun e Julio Cesar de
SERVIÇO
Cerimônia de premiação e abertura da exposição do 30º Prêmio Design MCB: 24 de novembro às 19h30 – entrada gratuita (sujeita à lotação)
Visitação à exposição: até 29 de janeiro de 2017
Encontro com o Júri e Premiados
26 de novembro, às 11h – Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727 Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
VISITAÇÃO De terça a domingo, das 10h às 18h