O Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São dias intensos de programação em vários hubs da capital paulista, difícil até acompanhar tudo o que acontece durante a semana de design.
Para quem está em São Paulo, programação imperdível. Deixamos aqui algumas sugestões, mas longe de contemplar tudo o que está acontecendo, portanto pegue o Guia da DW! e faça a sua seleção.
MADE
Imperdível a 7ª edição da MADE, que acontece no Pavilhão da Bienal do Ibiraquera. O Mercado.Arte.Design é uma feira internacional de design colecionável. A partir de 2015, constituiu um Conselho Consultivo com o intuito de debater o design contemporâneo produzido aqui e no exterior e propor ações específicas para o projeto. Os membros deste conselho são figuras destacadas nos campos do design, arte contemporânea e arquitetura, formado por Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Jorn Konijn, Mauricio Eugenio e Corinna Sagesser. A MADE é realizada pela W/Design, de Waldick Jatobá, idealizador e diretor geral do evento, e por seus sócios Bruno Simões, curador do evento, e Elcio Gozzo, diretor financeiro.
Fique atento a coleção Terra, do catarinense Giácomo Tomazzi, criada a partir da ideia de utilizar o barro como material principal, evocando seus símbolos e características físicas, e pensada para fazer a conexão com a natureza e o mundo real; o trabalho de Nicole Tomazi + Sérgio Cabral com a coleção Fármaco a partir da pergunta “e se o design fosse o remédio?”; e o stand institucional do Centro Cultural Veras, um espaço cultural em construção, em Florianópolis, onde estão sendo vendidas obras de artistas parceiros do projeto como as fotos de Leo Faria, com tiragens exclusivas e limitadas acompanhadas de uma camiseta – 100% da renda obtida com a venda das peças será destinada à construção do Centro Cultural.
Às vezes me sinto tão pequeno
A Estar Móveis apresenta a instalação “às vezes me sinto tão pequeno“, um pensamento sobre a nossa relação com o Cosmo, o universo, desde o micro ao macro, de nossas partículas subatômicas à imensidão e beleza do infinito. Com licença poética, a mostra interativa e sensorial exibe os trabalhos de artistas e designers inspirados pelos planetas, estrelas, planos galácticos e cósmicos. Com curadoria de Felipe Morozini, participam Artur Lescher, Gabriela Garcia, Liliane Porter, Motta & Lima, Nazareno, Regina Silveira, Rochelle Costi, Zanini de Zanine e Zieta.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080
Museu baiano visita São Paulo
A Casa Brasil Eliane trouxe para São Paulo exposição de 27 peças do Museu das Cadeiras Brasileiras (Muca), inaugurado ano passado em Belmonte (BA), na antiga residência de José Zanine Caldas, o Muca. O Museu é resultado de uma iniciativa do designer Zanini de Zanine, filho do mestre, e da prefeitura local, com curadoria de Christian Larsen, do The Metropolitan Museum of Art, de Nova York. A exposição que vem exclusivamente para o DW! corresponde à totalidade do acervo físico, com itens assinados por designers brasileiros de várias gerações. Uma oportunidade única para ver esta seleção. A cenografia é do designer Estevão Toledo.
No rooftop da Casa Brasil Eliane tem ainda a instalação “Iui” (árvore em Tupi), assinada pela botânica e cenógrafa Gabriela Nora, diretora criativa da Galeria Botânica, utilizando ferro, madeiras e folhas para criar a instalação.
Avenida Brasil, 526
Mostra Brasil Tupi
A mostra “Brasil Tupi” reúne 22 artistas e designers em torno da rede de dormir, peça icônica da cultura indígena. Com curadoria de Lilian Pacce e organização do Brazil S/A, a exposição acontece em cinco lojas da al. Gabriel Monteiro da Silva: Florense, Interbagno, Saccaro, Studio 689 – Ugo di Pace, Tidelli e Use Gallery.
Foto da peça que está na vitrine da Saccaro, inspirada pelo trabalho de Dudu Bertholini. Batizada de Arco-íris, a rede traz uma cortina em macramê multicolorida, que homenageia a diversidade e todas as cores que formam o Brasil.
Feira na Rosenbaum
Como parte da programação da Design Weekend São Paulo, a Feira na Rosenbaum criou edição inédita no Anexo da Galeria Millan, uma das galerias de arte mais importantes e respeitadas da cena de arte contemporânea em São Paulo e no Brasil. Nesta edição, mais uma vez a ressignificação de materiais ganha espaço no conceito criativo do evento e dá mais sentido à curadoria da Feira. A iniciativa, que tem Cris Rosenbaum como curadora e organizadora, tem construído uma trajetória dedicada a pensar sua responsabilidade para com o resíduo gerado em suas edições e a incentivar o pensamento do upcycling.
Neste ano, uma mostra um time de 15 designers convidados cocriação peças a partir dos descartes de seus próprios trabalhos para criar uma coleção de luminárias. A instalação fica na entrada do Anexo da Galeria Millan (foto). Fotografia de Loiro Cunha com direção de arte de Fabiana Zanin.
Anexo da Galeria Millan – rua Fradique Coutinho, 1416 – Pinheiros
“Ameise + coletivo naLã por Brumadinho”
Parceria entre Coletivo naLã, Ameise Design e Círculo S/A resultou na criação dez mini cadeiras Oca que estão sendo comercializadas durante a semana de design com 100% da renda revertida para o projeto Amigos de Brumadinho. Foram convidados dez profissionais para customizar com crochê e as mini cadeiras Oca sem a customização entram para o portfólio da Ameise Design após o evento (10% da venda continuará sendo destinada para a ONG).
As peças foram desenhadas pela Luciana Ruanaimer, da Ameise Design, e customizadas por: Patricia Bonaldi, Leila Bitencourt, Lufe Gomes, Lucila Turqueto, Flavio Pio, Shine Braga, Michell Lott, Isabelle Tuchband, Cris Campos e Lu Raunaimer. A ação pode ser visitada no showroom da Ameise.
Showroom Ameise Design – Rua Fidalga, 545 – Vila Madalena
“Vejo Flores em Você”
Instalação da arquiteta catarinense Juliana Pippi no hall da loja Casa Pronta, com ambiente próprio para tirar selfie no espelho que é lançamento da marca. O papel de parede Flores Imaginárias da Branco Papel de Parede com ilustração de Pati Lobo.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1292