Shopping Casa & Design completa 16 anos e anuncia nova operação
·

Shopping Casa & Design completa 16 anos e anuncia nova operação

Se hoje a SC-401, rodovia que liga a região central de Florianópolis ao norte da Ilha, é o principal corredor de negócios e serviços da capital catarinense, a aposta do empresário Celso Furtado de Mendonça no final da década de 1990 não poderia ser mais certeira. Há exatos 16 anos, ao inaugurar o primeiro shopping especializado em decoração e design da cidade, o Casa & Design, ele ajudou a impulsionar um novo centro de negócios em Florianópolis, que só cresceu desde então.

“Apostei que a região da SC-401 seria o futuro centro comercial da cidade, pela proximidade com o centro e o fácil acesso”, comenta Celso, diretor do shopping. “Deu certo e isso impulsionou a vinda de vários estabelecimentos comerciais, empresas de tecnologia e até a sede do governo do Estado”. Em agosto, o Casa & Design promove uma campanha especial de aniversário com eventos como o Beer Weekend, em parceria com a Cervejaria Kairós nos dias 19 e 20 de agosto, além de produtos com descontos de até 50% e diversas novidades no mix de lojas. E a novidade na área de serviços é a chegada, nos próximos meses, de uma unidade da rede O Padeiro de Sevilha, que deve fortalecer o shopping como ponto de encontro na região.

Na época, uma ideia ousada especialmente pelo objetivo de trabalhar com um único segmento de atuação. “Durante a construção, apareceram empresas de tecnologia e de decoração interessadas em ocupar os espaços. Mas como eu queria focar em uma área, optei pelo mercado de arquitetura e decoração”, lembra o empresário. A escolha veio em um momento de expansão do setor. Muitas lojas que estavam espalhadas pela cidade, ou que planejavam mudanças e expansão, viram no Casa & Design a oportunidade para se estabelecer em um único espaço e fortalecer o segmento na cidade.

Foi essa visão de futuro que convenceu o empresário Rogério Sérgio Lemos, que veio da Serra Gaúcha para montar a primeira loja da Masotti em Florianópolis bem naquele momento: “contratei uma consultoria à época e ela apontou que aquela região da SC-401 seria o melhor ponto da cidade nos próximos 20 anos. Tinha três opções: comprar um terreno para construir, ocupar uma casa na região ou ir para um shopping. Foi quando conheci o projeto do Casa & Design e instalei a primeira loja do empreendimento”.

Se um espaço concentrasse as melhores lojas de um mesmo segmento, a tendência era que ele se tornasse uma referência não só para os moradores, mas para todos os consumidores que viessem à cidade. E foi o que aconteceu. Depois da Masotti, várias lojas de alta decoração se mudaram para o novo endereço da  SC-401. Proprietária da Sleeper, Jacira Vandri está no Casa & Design há 15 anos. Recém vinda de São Paulo, abriu uma loja no Kobrasol junto com o marido mas resolveu apostar em um novo mercado, a venda de móveis para bebês e infanto-juvenil. Ela chegou ao Shopping por indicação de um amigo que já tinha loja no novo estabelecimento. A novidade, um local dedicado à decoração, móveis e produtos para essa faixa etária, foi ótima para os negócios: “lembro de uma campanha de descontos que fizemos ao longo de um final de semana. Não cabia carro no estacionamento do shopping, os vendedores ficavam de pé o tempo inteiro e batemos recorde de vendas”.  

Jacira ainda trouxe outros empresários para o Casa & Design, como Alfredo Vanelli, que também tinha loja no Kobrasol. A Studio Ambientes, administrada pela sua filha Maria Tereza Vanelli, está há 15 anos no shopping e recebe clientes fiéis de várias cidades de Santa Catarina e Paraná, especialmente. “A ideia de um local segmentoado era super promissora e vimos que valia a pena investir. Começamos como loja de fábrica, expandimos e ampliamos o nosso mix, comercializando peças de designers nacionais e internacionais”, explica Maria Tereza.

A proprietária da Ouse Iluminação, Denise Adélia Back, chegou ao Casa & Design em janeiro de 2014 e, naquele mesmo ano, obteve um excelente resultado nos negócios. “Aqui é o corredor da decoração, definitivamente. Viemos para cá pela necessidade de crescer e marcar território em nosso segmento. O Shopping tem tudo a ver com nossa proposta”, destaca.

Nos últimos anos, o empreendimento também trouxe novidades na área gastronômica, com as operações do Miyoshi, restaurante pioneiro em culinária japonesa em Florianópolis, e do Benedito Ristobareto, do premiado chef Helton Costa. 

Fotos de algumas ações realizadas nesses 16 anos. Fotos divulgação/casa&design