Residência RMK por Melo Mesquita Arquitetura
·

Residência RMK por Melo Mesquita Arquitetura

“Arquitetura tem o propósito da transformação, materializar sonhos a partir da criação de espaços únicos e de qualidade. É uma jornada que envolve planejamento, concepção, aperfeiçoamento e construção”. Desta maneira o trio do escritório Melo Mesquita Arquitetura define a disciplina, cuja atuação apaixonada se reflete na busca pela excelência e por soluções que facilitem a rotina dos profissionais da área.

Ana Carolina Melo, Fábio Bubniak e Thaysa Mesquita já colhem os frutos de uma trajetória recente: ficaram em primeiro lugar no Concurso Cultural Veka, em 2017; e estão à frente do projeto Especifique-me, primeira plataforma online e colaborativa para especificação de produtos, visando redução de tempo e aumento de eficiência no desempenho dos projetos de Arquitetura de Interiores.

A arquitetura, para eles, promove o relacionamento entre diversos atores e influencia o meio de forma positiva quando proporciona a experiência pela arquitetura de qualidade.

 

Residência RMK

A premiada residência RMK tem 750m² e o escritório assina os projetos de arquitetura e interiores, administração e execução da obra, entregue em dezembro de 2016 para um jovem casal com um filho pequeno. Ambos exercem suas atividades profissionais de forma autônoma, muitas vezes trabalhando em casa. Como os parentes moram longe, recebem com frequência a visita da família.

A integração dos ambientes internos e a relação com as áreas externas foi uma das solicitações do casal, que desejava um pátio interno articulando todo o conjunto. Outro pedido foi atenção especial à segurança dos cachorros e crianças nos espaços como piscina, peitoris e escadas.

O programa de necessidades incluiu ainda áreas envidraçadas, materiais rústicos, spa aquecido, terraço verde para contemplação dos visuais, garagem com acesso nivelado para a rua e volumetria com equilíbrio entre espaços cheios e vazios. A casa dispõe também de ampla área de serviço com despensa, espaço fitness integrado com escritório e banheiro, quatro suítes, sendo uma delas com closet.

Fotos Andre Moecke

Solução Arquitetônica

“A volumetria foi pensada em função da implantação no terreno, além das questões básicas de sustentabilidade e legislação, o respeito com o entorno e perfil do terreno”, explicam os profissionais.  A fachada principal é recuada e em menor escala, mantendo a relação com a via principal do condomínio, em consideração ao passeio de pedestres, além de oportunizar um pátio íntimo central para convívio da família, visível de todos os cômodos da casa e afastado da rua. “As fachadas com linhas retas e uso de materiais brutos e áreas envidraçadas garantem um ar contemporâneo à residência, premissa que vai de encontro a linguagem dos clientes e do escritório”, afirmam.

Os materiais escolhidos consideraram a praticidade de manutenção e o aspecto rústico, por isso a opção pelo concreto aparente, vidro, porcelanato imitando madeira e revestimentos em pedras naturais. “Externamente escolhemos piso atérmico e drenante, internamente piso vinílico com aspecto amadeirado e porcelanato nas áreas molhadas”, explicam.

 

Profissionais

Ana Carolina Melo – Graduada em Arquitetura e Urbanismo – UFSC (2001-2006). Sócia fundadora da empresa Melo Mesquita Arquitetura, desde julho de 2009. Sócia fundadora da empresa Especifique-me, desde dezembro de 2015. MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV (2013-2015).

Thaysa Mesquita – Graduada em Arquitetura e Urbanismo – Unisul (2000-2005). Sócia fundadora da empresa Melo Mesquita Arquitetura, desde julho de 2009. Sócia fundadora da empresa Especifique-me, desde dezembro de 2015. MBA em Gestão Empresarial – FGV (2014-2016).

Fábio Bubniak – Formado em Técnico em Edificações – ETFSC (1996-2000). Graduado em Arquitetura e Urbanismo – UFSC (2002-2007). Sócio co-fundador da empresa Melo Mesquita Arquitetura, desde julho de 2012.