A FIA {oficina de artesãs} nasce da vontade de repensar os laços entre mercado, artesãos, designers e consumidores. Desenvolvido pela designer Celina Hissa e pela publicitária Lívia Salomoni, juntamente com a Catarina Mina, tem como objetivo criar uma ponte direta entre o consumidor final e artesãs cearenses, proporcionando uma comercialização do produto artesanal de maneira transparente e rentável para artesãs do norte do Ceará, que recebem um valor justo pelo seu trabalho e assim conseguem ter recursos financeiros e motivação para dar continuidade à produção de novas peças.
O projeto – que está entre os 6 semifinalistas do PRÊMIO BRASIL CRIATIVO (2016) – iniciativa da 3M, lançou sua primeira mini coleção em outubro de 2015 com itens de decoração feitos 100% à mão pelas artesãs – que foi vendida com sucesso no site de financiamento coletivo Catarse, arrecadando quase o dobro do valor estipulado antes do encerramento da campanha e contando com mais de 200 apoiadores.
A segunda coleção da FIA {Oficina de Artesãs} será lançada em dezembro de 2016 em parceria com a OPPA (http://www.oppa.com.br), marca brasileira de móveis e objetos de design. Ambas as marcas apostam em novas formas de promover o encontro entre consumidores e objetos de design por preços justos e acessíveis.
A nova coleção traz diversas peças feitas em palha de carnaúba, material sustentável que carrega o selo da sustentabilidade ecológica por utilizar matérias primas que não passam por tingimentos com produtos químicos sintéticos, o que garante a preservação do meio ambiente. Além disso, o desenvolvimento da nova Coleção também promove a sustentabilidade social por garantir uma produção de forma justa e responsável à medida em que valoriza um bem cultural, como o artesanato em palha e também em crochê).
A FIA {oficina de artesãs} é um negócio social brasileiro que valoriza uma cadeia transparente e que movimenta e gera renda para uma comunidade de 40 artesãs de pequenas localidades do norte do Ceará. A parceria firmada com a Oppa abraça é uma oportunidade de desenvolver uma linha com grande alcance nacional.
UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA FIA {OFICINA DE ARTESÃS}
A cada contato de Celina e Lívia com artesãs brasileiras, uma realidade repetida: a dificuldade de comercializar e precificar os artefatos esmeramente criados e produzidos. Muitas vezes, estes pequenos produtores se desestimulam a fazer novas peças por não haver venda garantida. Por outro lado, o ritmo próprio do trabalho artesanal não condiz com a produção acelerada e com a venda em enormes quantidades.
A partir disso, surgiram algumas questões principais:
Como refletir sobre formatos de comercialização tradicionais e minimizar os custos em toda a cadeia do artesanato valorizando quem mais importa no processo: o artesão?
Como garantir que o artesão receba um valor cada vez mais justo por seu fazer?
E como colocar este artesão em contato direto com o consumidor, que encontra nessa relação de confiança e apoio mútuo um produto a um preço acessível?
COMO NASCEU A FIA E QUAL FOI O NOSSO DESAFIO INICIAL?
A FIA nasceu em 2015 durante oficinas ministradas pela designer Celina Hissa, diretora da marca Catarina Mina, para artesãs de Sobral (Ceará). Celina e grupos de mulheres artesãs trocaram muitas ideias, desenvolveram peças e afinaram suas técnicas. O objetivo nessa etapa inicial – pensada nos moldes da economia solidária, foi aprimorar o fazer artesanal, a forma de trabalhar em grupo e potencializar a rentabilidade do trabalho das artesãs.
Ao final das oficinas, com uma mini coleção criada e peças-piloto prontas para serem reproduzidas, veio à tona o principal desafio: como fazer com que aquelas peças, tão bonitas, feitas com tanto carinho e vontade chegassem até o consumidor final? E mais: como fazer com que as pessoas que se dedicaram ao artesanato – e que reinventaram seus processos – pudessem se sentir encorajadas, confiantes e seguras, inclusive financeiramente, com aquilo que produziram?
A primeira ação do projeto foi um Financiamento Coletivo no final de 2015. A campanha arrecadou R$ 36.573 em um mês e foi apoiada por mais de 222 pessoas. Nessa ação, o valor do apoio funcionou como uma pré-compra, viabilizando a remuneração das artesãs, que já começavam a trabalhar com renda garantida e com matéria-prima para a produção de cada peça encomendada. Após 30 dias, os pedidos seguiram para as casas dos apoiadores, prontas e embaladas para se transformarem em presentes para o Natal. Um presente economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
Agora a FIA constrói novos laços:
– Participação na feira ROSENBAUM
– Participação na nova coleção Capsula Catarina Mina + NEON
– PARCERIA COM A OPPA (promete trazer bons frutos para o projeto). (com assessoria de imprensa)
Crédito foto de capa: Patricia Araujo