Jornalista Vicente Wissenbach é homenageado no Docomomo SP
·

Jornalista Vicente Wissenbach é homenageado no Docomomo SP

Fonte: reproduzimos o texto publicado pelo CAU/BR sobre a homenagem ao jornalista Vicente Wissenbach, nosso grande incentivador e integrante da Comissão Editorial do ArqSC. Muito orgulho desta parceria e trajetória. Parte do texto publicado no portal do CAU/BR e que conta a história do editor foi feita pela equipe do anuário ArqSC e veiculado na revista, em 2015. Para ler na íntegra, clica aqui.

O veterano jornalista Vicente Wissenbach, importante difusor da Arquitetura e Urbanismo do país, recebeu uma homenagem especial no V Seminário Docomomo São Paulo realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2017 no auditório da Universidade Mackenzie, na capital paulista. Vicente, entre outros méritos, foi o criador do Jornal Arquiteto e da revista Projeto, além de editor de diversos livros no segmento e promotor de eventos como o prêmio Ópera Prima.

A proposta da homenagem partiu da arquiteta e urbanista Ruth Verde Zein, cuja trajetória de crítica de Arquitetura e Urbanismo começou na Projeto. “Vicente é meu “padrinho” profissional”, escreveu ela em sua página no Facebook. “Precisa ter coragem, generosidade e sexto sentido para olhar para uma jovem profissional e acreditar em seu potencial. Foi na então jovem revista Projeto que encontrei minha vocação de jornalista e critica de arquitetura, a partir de 1982. Durante 14 anos eu e outros (as) desfrutamos ali de um espaço dinâmico, criativo e ousado de pesquisa, estudo e divulgação da arquitetura, sem amarras e limitações, sequer de ordem comercial (a parte editorial era totalmente independente)”.

A professora do Mackenzie, Ruth afirmou que “a homenagem foi um momento emocionante. Vicente prossegue atuando e cheio de planos. Como sempre. Continua dando exemplo de esperança no futuro. Coisa muito necessária sempre. E hoje em dia, ainda mais”.

Vicente Wissenbach conta que foi chamado pelos organizadores do Seminário para receber uma homenagem, mas não tinha ideia da dimensão do que ocorreria. “Foi uma tarde de muitas emoções. Para minha surpresa e alegria eles convidaram para o evento quase toda a redação da Projeto nos meus tempos. Foi bom reencontrar o grupo que fez da revista uma publicação importante. A Projeto ajudou a mostrar que existe boa Arquitetura em todo país, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Além disso, fiquei lisonjeado com os elogios dos professores sobre a qualidade do Caderno Ensaio & Pesquisa que publicava excelentes textos sobre Arquitetura. Foi um evento que me marcou muito”.  

DOCOMOMO – é a abreviação que identifica a organização não-governamental “Comitê internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno”. Foi fundada em 1988 na Holanda e tem representação em mais de quarenta países. O V Seminário Docomomo São Paulo realizado no Auditório Benedito Novaes Garcez do campus Higienópolis do Mackenzie teve como tema “Arquiteturas Do Patrimônio Moderno Paulista. Reconhecimento, Intervenção, Gestão”. Participaram do evento, entre outros,  o arquiteto Horácio Torrent, professor da PUC Santiago (Chile) e o colombiano Ricardo Daza, arquiteto pela Universidade Nacional da Colômbia. Além das palestras, no dia 15 de outubro, durante o dia inteiro, os participantes tiveram roteiros livres de visitas a obras modernas e contemporâneas da cidade.