A arte de projetar interiores – Casa Cor SC, última semana
·

A arte de projetar interiores – Casa Cor SC, última semana

A Casa Cor SC termina esta semana, dia 22, domingo. Sugerimos a visita nesta que é uma das melhores mostras dos últimos anos no conjunto da exposição, o que demonstra um certo amadurecimento em todas as etapas, da escolha do imóvel aos profissionais envolvidos, comprometidos em mostrar a arte de projetar interiores. Naturalmente como em toda exposição, tem ambientes que superam as expectativas quando a pesquisa é assertiva e bem fundamentada somada a experiência do arquiteto ou designer de interiores.

Destacamos alguns aspectos desta edição da Casa Cor SC, realizada em Florianópolis. Um deles é a escolha das obras de arte, que este ano surpreendeu pela qualidade e, em alguns ambientes, deixou de ser apenas um quadro para combinar com o sofá – infelizmente se ainda escuta esta justificativa. Alguns artistas expostos: Fernando Lindote, Paulo Gaiad, Rubens Oestroem, Rodrigo de Haro, Walmor Correa, Juliana Hofmann, Nestor Jr., Clara Fernandes, Cássia Aresta, Rodrigo Cunha, Diego de Los Campos, Gláucia Olinger, Juliano Aguiar, Tomie Othake, Eloá Carvalho. Das fotografias, destaque para o tríptico de Mariana Boro, e a exposição ‘Poética do Mar’, do fotógrafo Zé Paiva.

Entre os ambientes, André Sartor, de Criciúma, nos brinda com o projeto dos banheiros funcionais. No masculino, a porta em espelho infinito é o destaque; e no feminino, o ”camarim da balada” e o teto verde – o arquiteto criou um sistema para acessar os vasos e molhar as plantas.

No lavabo funcional, de Carol Porto e Isadora Maestri, a aposta foi o Chevron, estampa em zigue-zague feita com porcelanato recortado. Um charme que conferiu personalidade ao ambiente. A dupla assinou ainda o café e restaurante, cujo destaque é o lounge. “Pensamos em criar um grande lounge que permite a integração e o compartilhamento entre o público. Nossa ideia foi fazer um projeto em que as pessoas pudessem desfrutar da convivência, tomar um café ou um drinque e apreciar uma boa refeição”, contam as profissionais.

Este ano não faltaram banheiros funcionais na Casa Cor SC. As arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, dupla do Espaço do Traço, foram desafiadas a projetar o lavabo de 5 m2. A opção foi separar cuba e bancada, otimizando o espaço. Uma caixa metálica emoldura o espelho e faz contrapondo ao ripado de madeira que reveste o charmoso e funcional ambiente.

O grafite chama a atenção no painel assinado pelo Driin, no espaço de Anna Maya e Anderson Schussler. Já o grafiteiro e artista plástico Mates Bailon inspirou-se nos mitos e folclores para criar o trabalho que está exposto no Art! Garage, ambiente do arquiteto Rico Mendonça.

Carina Beduschi em parceria com o ateliê Rita Lemos, projetou um quarto funcional, em tom neutro, para um menino. Chamamos a atenção para o luxo do sofá chesterfeild para criança. 

Já postamos sobre o ambiente de Cris Passing, mas vale ressaltar que ali foi realizamos o projeto ArqSC Conversa e Connectarch na Casa Cor SC. Conforto e usabilidade são as características principais do espaço que nos recebeu de braços abertos.

Pela primeira vez participando da Casa Cor SC, Gabriel Bordin apresentou um ambiente coerente com a proposta funcional e receptiva. As cores intensas, usadas sem medo, marcam paredes e mobília, compondo diferentes tons. As gravuras de Sonia Menna Barreto, o sofá em curva vinho, a poltrona Tonico, de Sérgio Rodrigues, são alguns dos destaques do Gourmet Living.

Alguns ambientes ganharam posts individuais aqui no portal, por isso não constam neste texto, que faz um registro de alguns espaços da mostra. 

SERVIÇO

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina 2017 – Edição Florianópolis

QUANDO: 10 de setembro a 22 de outubro

Terça a Sexta: das 15h às 21h

Sábado: das 13h às 21h

Domingo: das 13h às 19h

ONDE: Praça Getúlio Vargas, 194 – Centro – Antigo casarão do Asylo de Orphans São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo).

INGRESSOS: Inteira, R$40/Meia, R$20