·

Aproximações entre arte, ciência e natureza estão no cerne da póetica de Silvana Macêdo

Entranhas e Mácula, duas séries de trabalhos da artista Silvana Macêdo, ocupam dois espaços nobres do centro de Florianópolis. Um conjunto de suas pinturas a óleo e acrílico sobre tela, outras em nanquim sobre papel, e gravuras em metal ganham o espaço da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho com abertura no dia 5 de setembro, às 18h30 A curadoria de Juliana Crispe reúne uma produção de caráter autobiográfico que pede a atenção no seu percurso em favor de uma produção iniciada em 1990 e que se situa no desejo de aproximar arte, ciência e natureza.
·

Em entrevista exclusiva ao portal, Lauro Andrade Filho fala do crescimento de 30% na 2ª edição da High Design Expo e aponta novidades para a DW! São Paulo Design Weekend

A segunda edição da High Design – Home & Office Expo -, evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend, chega com novidades em meio ao discurso da crise. A edição 2017 estará 30% maior em relação ao ano anterior, tanto em área como em número de expositores e apresentará uma área de escritórios, o OFFICE CONNECTION, que irá reunir grandes nomes da arquitetura corporativa. Todo a programação estará disponível a partir de hoje aqui. A feira consolida parcerias como a mostra do Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, que este ano realiza sua cerimônia de premiação na feira; o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores e a 8ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo.
·

Celaine Refosco reinventa o Instituto Orbitato nos 10 anos da instituição para manter-se coerente com a proposta inicial

A artista plástica Celaine Refosco surpreendeu o mercado com a notícia do fim do Instituto Orbitato após 10 anos de atividade em Pomerode, interior de Santa Catarina. O projeto do instituto, reconhecido além fronteiras, formou muita gente do país e até de outros continentes tendo como foco a educação voltada para a criação e o mercado, num heroico propósito de fazer a ponte com a indústria. Para Celaine, foi uma decisão difícil, que levou tempo para amadurecer, entretanto coerente com o seu momento e verdade. Nesta entrevista concedida para a jornalista Luciana de Moraes, ela fala sobre a transição, o significado de inovação e novos projetos daqui pra frente.
·

Artista Juliana Hoffmann ressiginifica a própria memória ao explorar outras experiências em exposição na Fundação Badesc

As obras que marcam a trajetória da artista Juliana Hoffmann estão envoltas pela memória, em um movimento de repetição e diferenciação, por onde as imagens retornam, modificam-se e ressignificam-se em cada composição. Nesse atravessamento, a artista vem construindo obras que partem do repertório do vivido. Em sua nova exposição, Exprimível do vazio, Juliana foge das telas, pinturas, fotografias e imagens postas, para transitar entre composições que partem de livros corroídos e transformados pelo tempo. Continua a trabalhar com a reminiscência, mas por nova materialidade carregada de intervalos-vazios como marca. Por trás dessas obras, percebe-se a base literária da infância, que permeia a vida da artista.
·

Artista Zoe Bradley aborda o feminino na moda na exposição Neon Garden, na Galeria Melissa em Londres

A Galeria Melissa de Londres – espaço conceitual e futurista no icônico Covent Garden que une arte, moda e design – recebe, neste mês, a “Neon Garden” instalação da aclamada artista Zoe Bradley. Em parceria com a marca, a britânica reconhecida por criar obras incríveis com papel apresenta uma instalação vibrante e intensa, inspirada em elementos que misturam feminilidade com traços orientais. “Neon Garden” é composta por uma delicada e impactante escultura suspensa em forma de uma flor de lótus, simulando um caleidoscópio floral na entrada da flagship. Conforme o público atravessa o espaço em direção às escadas, o cenário torna-se um jardim-oásis, com paredes cobertas de plantas de papel e uma escultura central, também em forma de Lótus, que gira lentamente sobre o chão, resultando em um espetáculo cromático.
·

Conheça os ambientes premiados da CasaCor Balneário Camboriú e os nossos eleitos

A primeira edição da Casa Cor Balneário Camboriú encerrou dia 25 de junho – a mostra aconteceu no empreendimento residencial Marina Beach Towers e teve como tema “Design mais perto das pessoas”.  Na noite de enceramento foram revelados os premiados em 13 categorias, escolhidos por um júri técnico e a organização da própria CasaCor. Confira a lista abaixo. Foto Carlos Alves Prêmios julgados pelo Juri Técnico: Projeto Mais original: Studio Eicke assinado por Fernanda Eicke Projeto Mais Ousado: Loft Hanami assinado pelas arquitetas Juliana Jagelski, Joana Lunelli e o paisagista Claudio Saladini Projeto Mais Criativo: Loft Maschio Montalcino assinado por Erico Conceição Projeto Mais Sofisticado: Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos Projeto com Melhor Aproveitamento do Espaço: Estar Gourmet da Praia assinado pelo arquiteto Tufi Mousse Melhor Projeto de Uso Público: Praça CASACOR assinado por Juliana Loffi e Rodolpho Gutierrez Melhor Projeto Comercial: Refúgio Deca assinado por Fernanda Consonni e Priscilla Borges Destaque Banheiros: Lavabo Funcional assinado por Evandro Cruz e Elaine Gurevich Melhor “Ambiente Conceito”: Lounge Al Mare assinado por Ana Lins e André Bettinelli Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos.
·

Artista plástico L. Marcol lança livro-arte em Jaraguá do Sul

Da infância, ele trouxe a paixão pela pintura e a lembrança de histórias que ouvia da avó materna, dona Cecília – de descendência portuguesa – e da sabedoria do pai, Marcos – de origem africana. Uma mistura de culturas e saberes unificados na memória de um garoto curioso e presente na obra de um artista provocador. É com esse enredo que Lourival Marcos Cardoso, popularmente conhecido como L. Marcol, lança o livro Sonho – O despertar da procura, no dia 6 de maio, às 9h30min, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, em Jaraguá do Sul. A entrada é gratuita e os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para o público presente.
·

Na SP-Arte: Irmãos Campana assinam peça para a Casa Vogue desenvolvida em parceria com a Saccaro

Em 2017, após completar 70 anos de história, a Saccaro firmou parceria com a Casa Vogue e participa pela primeira vez da SP-Arte, Festival Internacional de Arte de São Paulo, que acontece de 6 a 9 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em um projeto inédito que une arte e design, com tecnologia, handmade e diversidade de materiais da Saccaro, a marca desenvolveu uma peça criada por Fernando e Humberto Campana para a Casa Vogue, que será exposta no espaço da revista na SP-Arte.  “Em 30 anos de investimentos no design autoral, percebemos que ele é um dos meios possíveis de revelar desejos, sentimentos e emoções que às vezes nem conseguimos expressar.
·

Cidade reinventada

A cidade que é produzida a partir de interesses econômicos perde a conexão entre espaço e pessoas. Devemos chegar em um equilibro de infraestrutura urbana que atenda às necessidades das cidades no mundo contemporâneo, mas também que tenha como principal protagonizante a escala humana, a escala das pessoas. Ela é a extensão de nossas casas, a grande sala de estar, nosso lugar para novas experiências, novos encontros. Ela é o palco de nossas vidas e está aí para ser utilizada, ocupada e vivenciada. Para isso, é necessário que ela oferte espaços de convivência e de encontro para as pessoas.    Dessa reflexão vem surgindo vários conceitos, formas de intervenção na cidade que reinvente a relação das pessoas com ela.
·

Espaço cultural Faferia abre inscrição para ateliês permanentes e oficinas temporárias

Em janeiro e fevereiro, a Faferia DNA de Arte, no centro de Florianópolis, oferece dois ateliês livres de desenho e cerâmica e 15 oficinas, que incluem literatura, fotografia, pintura de rua, pintura a óleo, caligrafia, encadernação, bordado, experiência em criação literária, serigrafia, confecção de máscara, stop motion, contação de história, comunicação, colagem e caricatura. Os ateliês são permanentes e as oficinas temporárias, com duração de um a quatro dias e podem participar interessados com idade a partir dos 12 anos. Os cursos ocorrem de manhã, de tarde e de noite e o custo varia de R$ 75 a R$ 300. Mais informações e inscrições no site www.faferia.com ou pelos fones (48) 99146 0251 e 3065 6534.
·

‘Zona de Conforto’ é tema da Maison&Objet Paris

A Maison&Objet é referência como trade show de decoração e design atraindo visitantes do mundo todo com o seu DNA: ambiente único, criativo e de atmosfera sofisticada. Sua ideia original é reunir todo ano em Paris, cidade onde nasceu a feira, figuras importantes do mercado de design de interiores, arquitetura e lifestyle em busca de excelência, inovação e das últimas tendências. O principal objetivo não é somente lançar tendências, mas gerar negócios para seus expositores e visitantes.  A feira, que completa 22 anos em 2017, se prepara para sua próxima edição, que acontece em Paris – sua cidade sede, de 08 até 12 de setembro no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte.
·

Cervejaria lança projeto inédito com jovens artistas

A cervejaria paranaense Way Beer  lançou o projeto Way From Sketch, que  envolve a produção autoral de cartazes para eventos da cervejaria, rótulos de cervejas, latas convencionais, linhas de roupas, crowlers, growlers e, até mesmo, estandes para eventos. As latas acabaram de entrar no mercado e estão disponíveis em todo o país em empórios, bares, mercados e casas de cervejas especiais. “Ultimamente buscávamos uma forma de dar espaços aos jovens artistas locais, além de destacar nossos produtos com uma estética diferenciada, reproduzindo com muita liberdade os conceitos e ideais da marca. Foi neste momento que surgiu a ideia do Way From Sketch, um projeto que tem nos deixado muito orgulhosos”, comenta Alejandro Winocur, sócio proprietário da Way Beer.
·

Loja Studio Ambientes abre exposição Manifesto CASA sobre TERRAcota

“Manifesto Casa sobre TERRAcota” é um projeto que propõe refletir sobre temas da contemporaneidade e ganhou espaço na loja Studio Ambientes. Os arquitetos Juliana Pippi, Marcelo Salum, a dupla Tais Marchetti e Giovani Bonetti e Roberta Zimmermann Buffon foram convidados para criar narrativas nos ambientes com base em quatro assuntos: NON GENDER – Abra a janela, deixe fluir; Global/Local – O corpo é a fronteira; Descarte/Reúso – Ressignificação em tempo de excesso e escassez; e Cyber, Uber, Hiper – A projeção do que (não) somos. “A casa é abrigo, é refúgio, também resposta. Foi nesta linha de pensamento que criamos este projeto, que joga luz a conteúdos essenciais para estimularmos a conversa, e que inspirou os profissionais na composição dos ambientes, aqui chamados de manifestos.
·

Mostra de decoração em Criciúma explora revestimentos especiais

Em um espaço de 600 metros quadrados no centro de Criciúma, opções inovadoras em acabamentos são apresentadas em 12 diferentes ambientes dentro da Mostra de Decoração do Fretta Home Center, que acontece até sábado, dia 5 de agosto. No Lounge do Músico, a arquiteta Vivian Bez Batti e a decoradora Adriana Bastos exploraram revestimentos em 3D. O material possui fácil instalação, é reciclável e possibilita diferentes cores e texturas. A mostra traz ainda elementos decorativos como um quadro feito à mão por Vânio Tomé, além de telas pintadas pela criciumense Marina Costa Cardoso. Gravuras em estilo francês e espelhos também compõem os diferentes espaços.
·

Em entrevista exclusiva ao portal, Lauro Andrade Filho fala do crescimento de 30% na 2ª edição da High Design Expo e aponta novidades para a DW! São Paulo Design Weekend

A segunda edição da High Design – Home & Office Expo -, evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend, chega com novidades em meio ao discurso da crise. A edição 2017 estará 30% maior em relação ao ano anterior, tanto em área como em número de expositores e apresentará uma área de escritórios, o OFFICE CONNECTION, que irá reunir grandes nomes da arquitetura corporativa. Todo a programação estará disponível a partir de hoje aqui. A feira consolida parcerias como a mostra do Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, que este ano realiza sua cerimônia de premiação na feira; o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores e a 8ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo.
·

Celaine Refosco reinventa o Instituto Orbitato nos 10 anos da instituição para manter-se coerente com a proposta inicial

A artista plástica Celaine Refosco surpreendeu o mercado com a notícia do fim do Instituto Orbitato após 10 anos de atividade em Pomerode, interior de Santa Catarina. O projeto do instituto, reconhecido além fronteiras, formou muita gente do país e até de outros continentes tendo como foco a educação voltada para a criação e o mercado, num heroico propósito de fazer a ponte com a indústria. Para Celaine, foi uma decisão difícil, que levou tempo para amadurecer, entretanto coerente com o seu momento e verdade. Nesta entrevista concedida para a jornalista Luciana de Moraes, ela fala sobre a transição, o significado de inovação e novos projetos daqui pra frente.
·

Prêmio do concurso Archathon de arquitetura e design será um ambiente da Casa Cor SC. Inscrições até hoje

Atenção jovens profissionais. Até amanhã é possível fazer a inscrição no concurso Archathon, uma maratona de arquitetura e design de interiores que tem como objetivo revelar os novos talentos do mercado. Profissionais recém formados em arquitetura ou design de interiores, há, no máximo, cinco anos, formam suas equipes e são desafiados a criarem um projeto que será julgado por um time de convidados. O Archathon é uma parceria da Muuving, idealizadora do projeto, com a CASACOR, e acontece em várias edições da mostra pelo Brasil. Agora é a vez de Santa Catarina receber a maratona que acontece no final de semana do dia 22 de julho. 
·

Artista Zoe Bradley aborda o feminino na moda na exposição Neon Garden, na Galeria Melissa em Londres

A Galeria Melissa de Londres – espaço conceitual e futurista no icônico Covent Garden que une arte, moda e design – recebe, neste mês, a “Neon Garden” instalação da aclamada artista Zoe Bradley. Em parceria com a marca, a britânica reconhecida por criar obras incríveis com papel apresenta uma instalação vibrante e intensa, inspirada em elementos que misturam feminilidade com traços orientais. “Neon Garden” é composta por uma delicada e impactante escultura suspensa em forma de uma flor de lótus, simulando um caleidoscópio floral na entrada da flagship. Conforme o público atravessa o espaço em direção às escadas, o cenário torna-se um jardim-oásis, com paredes cobertas de plantas de papel e uma escultura central, também em forma de Lótus, que gira lentamente sobre o chão, resultando em um espetáculo cromático.
·

CasaCor Paraná, assista aqui!

CASACOR Paraná 2017: Sala da Lareira e TV, de Alessandra Gandolfi; Suíte do Rapaz, de Marcelo Lopes; Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez; Hall de Circulação e Toilette Social, de Jane Rcoha e Suzane Simon; Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso; Garagem Renault, de Margit Soares; e Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel. Conheça os ambientes e assista às entrevistas!   Garagem Renault, de Margit Soares Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez
·

Café Experiência e Living Interativo, ambientes da Casa Cor SP para assistir aqui, dá um play!

CASACOR São Paulo 2017: Café Experiência, de Marília Pellegrini, e Living Interativo, de Bárbara Jalles. Confira os ambientes e assista às entrevistas aqui!  Café experiência por Bárbara Jalles. Foto Evelyn Mêller Barbara Jalles Marilia Pelegrini Living Interativo, por Denilson Machado
·

Projeto de interiores atualiza planta de apartamento antigo

O projeto de interiores para o apartamento de um morador solteiro teve como foco principal a atualização da antiga planta, com especial atenção a integração e valorização dos ambientes sociais. O escritório de arquitetura StudioVert, de Florianópolis, desenvolveu o projeto de reforma partindo da derrubada das paredes e a troca de funções dos ambientes da sala de jantar e home theater. O briefing do cliente incluía muito conforto, cores neutras e ambientes que revelassem um projeto contemporâneo por meio do layout integrado e de soluções atualizadas em marcenaria e acabamentos.  “Por isso a base sóbria na paleta do Fendi com pinceladas de preto e cinza.
·

Loja Studio Ambientes abre exposição Manifesto CASA sobre TERRAcota

“Manifesto Casa sobre TERRAcota” é um projeto que propõe refletir sobre temas da contemporaneidade e ganhou espaço na loja Studio Ambientes. Os arquitetos Juliana Pippi, Marcelo Salum, a dupla Tais Marchetti e Giovani Bonetti e Roberta Zimmermann Buffon foram convidados para criar narrativas nos ambientes com base em quatro assuntos: NON GENDER – Abra a janela, deixe fluir; Global/Local – O corpo é a fronteira; Descarte/Reúso – Ressignificação em tempo de excesso e escassez; e Cyber, Uber, Hiper – A projeção do que (não) somos. “A casa é abrigo, é refúgio, também resposta. Foi nesta linha de pensamento que criamos este projeto, que joga luz a conteúdos essenciais para estimularmos a conversa, e que inspirou os profissionais na composição dos ambientes, aqui chamados de manifestos.
·

Mostra de decoração em Criciúma explora revestimentos especiais

Em um espaço de 600 metros quadrados no centro de Criciúma, opções inovadoras em acabamentos são apresentadas em 12 diferentes ambientes dentro da Mostra de Decoração do Fretta Home Center, que acontece até sábado, dia 5 de agosto. No Lounge do Músico, a arquiteta Vivian Bez Batti e a decoradora Adriana Bastos exploraram revestimentos em 3D. O material possui fácil instalação, é reciclável e possibilita diferentes cores e texturas. A mostra traz ainda elementos decorativos como um quadro feito à mão por Vânio Tomé, além de telas pintadas pela criciumense Marina Costa Cardoso. Gravuras em estilo francês e espelhos também compõem os diferentes espaços.
·

Prêmio do concurso Archathon de arquitetura e design será um ambiente da Casa Cor SC. Inscrições até hoje

Atenção jovens profissionais. Até amanhã é possível fazer a inscrição no concurso Archathon, uma maratona de arquitetura e design de interiores que tem como objetivo revelar os novos talentos do mercado. Profissionais recém formados em arquitetura ou design de interiores, há, no máximo, cinco anos, formam suas equipes e são desafiados a criarem um projeto que será julgado por um time de convidados. O Archathon é uma parceria da Muuving, idealizadora do projeto, com a CASACOR, e acontece em várias edições da mostra pelo Brasil. Agora é a vez de Santa Catarina receber a maratona que acontece no final de semana do dia 22 de julho. 
·

Arquiteta Tatiana Filomeno é eleita para diretoria nacional da AsBEA

Presidente reeleita para coordenar a Regional Santa Catarina da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a arquiteta Tatiana Filomeno também fará parte da próxima diretoria nacional da entidade. Ela atuará como diretora institucional. A eleição aconteceu durante Assembleia Nacional, em São Paulo. Tatiana lembra que o convite para compor a diretoria institucional ocorreu em função do importante trabalho que a Regional SC vem desempenhando. O trabalho será realizado junto à vice-presidência Institucional, comandada por Miriam Addor, e do qual também fará parte o arquiteto Caio Marin. O arquiteto Edison Lopes, que atua em São Paulo, foi eleito presidente nacional da AsBEA.
·

CasaCor Paraná, assista aqui!

CASACOR Paraná 2017: Sala da Lareira e TV, de Alessandra Gandolfi; Suíte do Rapaz, de Marcelo Lopes; Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez; Hall de Circulação e Toilette Social, de Jane Rcoha e Suzane Simon; Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso; Garagem Renault, de Margit Soares; e Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel. Conheça os ambientes e assista às entrevistas!   Garagem Renault, de Margit Soares Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez
·

Café Experiência e Living Interativo, ambientes da Casa Cor SP para assistir aqui, dá um play!

CASACOR São Paulo 2017: Café Experiência, de Marília Pellegrini, e Living Interativo, de Bárbara Jalles. Confira os ambientes e assista às entrevistas aqui!  Café experiência por Bárbara Jalles. Foto Evelyn Mêller Barbara Jalles Marilia Pelegrini Living Interativo, por Denilson Machado
·

Conheça os ambientes premiados da CasaCor Balneário Camboriú e os nossos eleitos

A primeira edição da Casa Cor Balneário Camboriú encerrou dia 25 de junho – a mostra aconteceu no empreendimento residencial Marina Beach Towers e teve como tema “Design mais perto das pessoas”.  Na noite de enceramento foram revelados os premiados em 13 categorias, escolhidos por um júri técnico e a organização da própria CasaCor. Confira a lista abaixo. Foto Carlos Alves Prêmios julgados pelo Juri Técnico: Projeto Mais original: Studio Eicke assinado por Fernanda Eicke Projeto Mais Ousado: Loft Hanami assinado pelas arquitetas Juliana Jagelski, Joana Lunelli e o paisagista Claudio Saladini Projeto Mais Criativo: Loft Maschio Montalcino assinado por Erico Conceição Projeto Mais Sofisticado: Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos Projeto com Melhor Aproveitamento do Espaço: Estar Gourmet da Praia assinado pelo arquiteto Tufi Mousse Melhor Projeto de Uso Público: Praça CASACOR assinado por Juliana Loffi e Rodolpho Gutierrez Melhor Projeto Comercial: Refúgio Deca assinado por Fernanda Consonni e Priscilla Borges Destaque Banheiros: Lavabo Funcional assinado por Evandro Cruz e Elaine Gurevich Melhor “Ambiente Conceito”: Lounge Al Mare assinado por Ana Lins e André Bettinelli Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos.
·

Assista entrevista com os catarinenses Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr. sobre a participação na Casa Cor SP, hoje às 16h, aqui!

Hoje os catarinenses Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr. estarão conversando com a Márcia Carini, da TV CasaCor, sobre o ambiente deles na CASACOR São Paulo 2017, o Living Bar. Tem ainda a Cabana Branca, de Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo. Assista aqui às 16h! 
·

Mostra na Univali reúne produtos de design entre 1915 a 2001

O Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe a exposição D’Vinties Exhibition. A mostra de design reúne 46 produtos criados entre 1915 e 2001, nas categorias vintage, retrô e redesign. O espaço estará aberto para visitação até 28 de abril. Com curadoria de Roselie de Faria Lemos, a mostra foi organizada para surpreender os visitantes com o design que se tornou icônico por ser atemporal.  Os produtos pertencem ao acervo do Centro Design Catarina, somados a objetos emprestados por pessoas físicas e outros cedidos pelos próprios fabricantes. Há produtos de diversas épocas, como: eletrodomésticos, móveis, computadores, vitrolas e máquinas de escrever. 
·

Projeto de interiores atualiza planta de apartamento antigo

O projeto de interiores para o apartamento de um morador solteiro teve como foco principal a atualização da antiga planta, com especial atenção a integração e valorização dos ambientes sociais. O escritório de arquitetura StudioVert, de Florianópolis, desenvolveu o projeto de reforma partindo da derrubada das paredes e a troca de funções dos ambientes da sala de jantar e home theater. O briefing do cliente incluía muito conforto, cores neutras e ambientes que revelassem um projeto contemporâneo por meio do layout integrado e de soluções atualizadas em marcenaria e acabamentos.  “Por isso a base sóbria na paleta do Fendi com pinceladas de preto e cinza.
·

Em entrevista exclusiva ao portal, Lauro Andrade Filho fala do crescimento de 30% na 2ª edição da High Design Expo e aponta novidades para a DW! São Paulo Design Weekend

A segunda edição da High Design – Home & Office Expo -, evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend, chega com novidades em meio ao discurso da crise. A edição 2017 estará 30% maior em relação ao ano anterior, tanto em área como em número de expositores e apresentará uma área de escritórios, o OFFICE CONNECTION, que irá reunir grandes nomes da arquitetura corporativa. Todo a programação estará disponível a partir de hoje aqui. A feira consolida parcerias como a mostra do Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, que este ano realiza sua cerimônia de premiação na feira; o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores e a 8ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo.
·

Concluída primeira fase da obra da Arena Petry, em São José

A região da Grande Florianópolis ganhará no primeiro semestre do próximo ano o centro de eventos multiúso Arena Petry, em São José. A primeira fase da obra foi concluída, com a entrega da estrutura principal na última semana. Com uma área que abrange 23 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos, o objetivo é que o espaço seja referência no segmento de eventos, tanto pela infraestrutura física, quanto pelos serviços oferecidos. Aliás, foi com esta premissa que surgiu o projeto arquitetônico da Arena, que tem assinatura do arquiteto e urbanista Luiz Octavio. “Para atender as necessidades do cliente – que havia solicitado um layout multiúso para a casa – priorizamos a construção de salas modulares”, explica o arquiteto.
·

Roberto Simon assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos

O arquiteto e urbanista Roberto Simon será vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A indicação do brasileiro, representeante do IAB, teve apoio unânime dos candidatos ao Conselho da UIA para o continente americano e da atual diretoria da entidade. Simon assumirá o cargo no lugar do costa-riquenho Carlos Alvarez, na Assembleia Geral que ocorrerá em Seul, Coreia do Sul, de 8 a 10 de setembro. A reunião ocorrerá logo após o 26º Congresso Mundial de Arquitetos. A escolha das vice-presidências dos demais continentes ocorrerá através de processo eleitoral por apresentar mais de um candidato por vaga. Simon, que é ouvidor-geral do CAU/BR, já participou do Conselho da UIA e de várias comissões da entidade internacional de arquitetos.
·

Samba na escadaria do Rosário integra o local ao circuito musical do Centro Histórico de Florianópolis

Reduto que marca a presença dos negros em Florianópolis, a escadaria do Rosário passa a receber rodas de samba de raiz, semanalmente, conduzidas pela velha guarda musical da Escola de Samba Dascuia. A iniciativa, que contempla também a realização de uma feira de artesanato no mesmo local, tem como objetivo promover a ocupação cultural do espaço que tradicionalmente é ligado à ancestralidade africana. A primeira edição do projeto Sexta Cultural será nesta sexta-feira (14), das 18h30 às 21 horas, com apresentação de cantores e instrumentistas da agremiação verde e rosa, além de participação especial do músico André Calibrina. Coordenado pelo Instituto Wilma Garcia, o projeto conta com apoio da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
·

Prêmio do concurso Archathon de arquitetura e design será um ambiente da Casa Cor SC. Inscrições até hoje

Atenção jovens profissionais. Até amanhã é possível fazer a inscrição no concurso Archathon, uma maratona de arquitetura e design de interiores que tem como objetivo revelar os novos talentos do mercado. Profissionais recém formados em arquitetura ou design de interiores, há, no máximo, cinco anos, formam suas equipes e são desafiados a criarem um projeto que será julgado por um time de convidados. O Archathon é uma parceria da Muuving, idealizadora do projeto, com a CASACOR, e acontece em várias edições da mostra pelo Brasil. Agora é a vez de Santa Catarina receber a maratona que acontece no final de semana do dia 22 de julho. 
·

Arquiteta Tatiana Filomeno é eleita para diretoria nacional da AsBEA

Presidente reeleita para coordenar a Regional Santa Catarina da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a arquiteta Tatiana Filomeno também fará parte da próxima diretoria nacional da entidade. Ela atuará como diretora institucional. A eleição aconteceu durante Assembleia Nacional, em São Paulo. Tatiana lembra que o convite para compor a diretoria institucional ocorreu em função do importante trabalho que a Regional SC vem desempenhando. O trabalho será realizado junto à vice-presidência Institucional, comandada por Miriam Addor, e do qual também fará parte o arquiteto Caio Marin. O arquiteto Edison Lopes, que atua em São Paulo, foi eleito presidente nacional da AsBEA.
·

CasaCor Paraná, assista aqui!

CASACOR Paraná 2017: Sala da Lareira e TV, de Alessandra Gandolfi; Suíte do Rapaz, de Marcelo Lopes; Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez; Hall de Circulação e Toilette Social, de Jane Rcoha e Suzane Simon; Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso; Garagem Renault, de Margit Soares; e Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel. Conheça os ambientes e assista às entrevistas!   Garagem Renault, de Margit Soares Quarto de Menina, de Melissa Dallegrave Afonso Resto Garden Compagas, de Wofgang Schögel Living Principal, de Ana Claudia Marini e Camila Martinez
·

Café Experiência e Living Interativo, ambientes da Casa Cor SP para assistir aqui, dá um play!

CASACOR São Paulo 2017: Café Experiência, de Marília Pellegrini, e Living Interativo, de Bárbara Jalles. Confira os ambientes e assista às entrevistas aqui!  Café experiência por Bárbara Jalles. Foto Evelyn Mêller Barbara Jalles Marilia Pelegrini Living Interativo, por Denilson Machado
·

Conheça os ambientes premiados da CasaCor Balneário Camboriú e os nossos eleitos

A primeira edição da Casa Cor Balneário Camboriú encerrou dia 25 de junho – a mostra aconteceu no empreendimento residencial Marina Beach Towers e teve como tema “Design mais perto das pessoas”.  Na noite de enceramento foram revelados os premiados em 13 categorias, escolhidos por um júri técnico e a organização da própria CasaCor. Confira a lista abaixo. Foto Carlos Alves Prêmios julgados pelo Juri Técnico: Projeto Mais original: Studio Eicke assinado por Fernanda Eicke Projeto Mais Ousado: Loft Hanami assinado pelas arquitetas Juliana Jagelski, Joana Lunelli e o paisagista Claudio Saladini Projeto Mais Criativo: Loft Maschio Montalcino assinado por Erico Conceição Projeto Mais Sofisticado: Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos Projeto com Melhor Aproveitamento do Espaço: Estar Gourmet da Praia assinado pelo arquiteto Tufi Mousse Melhor Projeto de Uso Público: Praça CASACOR assinado por Juliana Loffi e Rodolpho Gutierrez Melhor Projeto Comercial: Refúgio Deca assinado por Fernanda Consonni e Priscilla Borges Destaque Banheiros: Lavabo Funcional assinado por Evandro Cruz e Elaine Gurevich Melhor “Ambiente Conceito”: Lounge Al Mare assinado por Ana Lins e André Bettinelli Sala da Adega assinado por Ana Claudia Guerra e Phillippi Siarcos.
·

‘Zona de Conforto’ é tema da Maison&Objet Paris

A Maison&Objet é referência como trade show de decoração e design atraindo visitantes do mundo todo com o seu DNA: ambiente único, criativo e de atmosfera sofisticada. Sua ideia original é reunir todo ano em Paris, cidade onde nasceu a feira, figuras importantes do mercado de design de interiores, arquitetura e lifestyle em busca de excelência, inovação e das últimas tendências. O principal objetivo não é somente lançar tendências, mas gerar negócios para seus expositores e visitantes.  A feira, que completa 22 anos em 2017, se prepara para sua próxima edição, que acontece em Paris – sua cidade sede, de 08 até 12 de setembro no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte.
·

Aproximações entre arte, ciência e natureza estão no cerne da póetica de Silvana Macêdo

Entranhas e Mácula, duas séries de trabalhos da artista Silvana Macêdo, ocupam dois espaços nobres do centro de Florianópolis. Um conjunto de suas pinturas a óleo e acrílico sobre tela, outras em nanquim sobre papel, e gravuras em metal ganham o espaço da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho com abertura no dia 5 de setembro, às 18h30 A curadoria de Juliana Crispe reúne uma produção de caráter autobiográfico que pede a atenção no seu percurso em favor de uma produção iniciada em 1990 e que se situa no desejo de aproximar arte, ciência e natureza.
·

Cervejaria lança projeto inédito com jovens artistas

A cervejaria paranaense Way Beer  lançou o projeto Way From Sketch, que  envolve a produção autoral de cartazes para eventos da cervejaria, rótulos de cervejas, latas convencionais, linhas de roupas, crowlers, growlers e, até mesmo, estandes para eventos. As latas acabaram de entrar no mercado e estão disponíveis em todo o país em empórios, bares, mercados e casas de cervejas especiais. “Ultimamente buscávamos uma forma de dar espaços aos jovens artistas locais, além de destacar nossos produtos com uma estética diferenciada, reproduzindo com muita liberdade os conceitos e ideais da marca. Foi neste momento que surgiu a ideia do Way From Sketch, um projeto que tem nos deixado muito orgulhosos”, comenta Alejandro Winocur, sócio proprietário da Way Beer.
·

Projeto de interiores atualiza planta de apartamento antigo

O projeto de interiores para o apartamento de um morador solteiro teve como foco principal a atualização da antiga planta, com especial atenção a integração e valorização dos ambientes sociais. O escritório de arquitetura StudioVert, de Florianópolis, desenvolveu o projeto de reforma partindo da derrubada das paredes e a troca de funções dos ambientes da sala de jantar e home theater. O briefing do cliente incluía muito conforto, cores neutras e ambientes que revelassem um projeto contemporâneo por meio do layout integrado e de soluções atualizadas em marcenaria e acabamentos.  “Por isso a base sóbria na paleta do Fendi com pinceladas de preto e cinza.
·

Loja Studio Ambientes abre exposição Manifesto CASA sobre TERRAcota

“Manifesto Casa sobre TERRAcota” é um projeto que propõe refletir sobre temas da contemporaneidade e ganhou espaço na loja Studio Ambientes. Os arquitetos Juliana Pippi, Marcelo Salum, a dupla Tais Marchetti e Giovani Bonetti e Roberta Zimmermann Buffon foram convidados para criar narrativas nos ambientes com base em quatro assuntos: NON GENDER – Abra a janela, deixe fluir; Global/Local – O corpo é a fronteira; Descarte/Reúso – Ressignificação em tempo de excesso e escassez; e Cyber, Uber, Hiper – A projeção do que (não) somos. “A casa é abrigo, é refúgio, também resposta. Foi nesta linha de pensamento que criamos este projeto, que joga luz a conteúdos essenciais para estimularmos a conversa, e que inspirou os profissionais na composição dos ambientes, aqui chamados de manifestos.
·

Mostra de decoração em Criciúma explora revestimentos especiais

Em um espaço de 600 metros quadrados no centro de Criciúma, opções inovadoras em acabamentos são apresentadas em 12 diferentes ambientes dentro da Mostra de Decoração do Fretta Home Center, que acontece até sábado, dia 5 de agosto. No Lounge do Músico, a arquiteta Vivian Bez Batti e a decoradora Adriana Bastos exploraram revestimentos em 3D. O material possui fácil instalação, é reciclável e possibilita diferentes cores e texturas. A mostra traz ainda elementos decorativos como um quadro feito à mão por Vânio Tomé, além de telas pintadas pela criciumense Marina Costa Cardoso. Gravuras em estilo francês e espelhos também compõem os diferentes espaços.
·

Em entrevista exclusiva ao portal, Lauro Andrade Filho fala do crescimento de 30% na 2ª edição da High Design Expo e aponta novidades para a DW! São Paulo Design Weekend

A segunda edição da High Design – Home & Office Expo -, evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend, chega com novidades em meio ao discurso da crise. A edição 2017 estará 30% maior em relação ao ano anterior, tanto em área como em número de expositores e apresentará uma área de escritórios, o OFFICE CONNECTION, que irá reunir grandes nomes da arquitetura corporativa. Todo a programação estará disponível a partir de hoje aqui. A feira consolida parcerias como a mostra do Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, que este ano realiza sua cerimônia de premiação na feira; o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores e a 8ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo.
·

Celaine Refosco reinventa o Instituto Orbitato nos 10 anos da instituição para manter-se coerente com a proposta inicial

A artista plástica Celaine Refosco surpreendeu o mercado com a notícia do fim do Instituto Orbitato após 10 anos de atividade em Pomerode, interior de Santa Catarina. O projeto do instituto, reconhecido além fronteiras, formou muita gente do país e até de outros continentes tendo como foco a educação voltada para a criação e o mercado, num heroico propósito de fazer a ponte com a indústria. Para Celaine, foi uma decisão difícil, que levou tempo para amadurecer, entretanto coerente com o seu momento e verdade. Nesta entrevista concedida para a jornalista Luciana de Moraes, ela fala sobre a transição, o significado de inovação e novos projetos daqui pra frente.
·

Concluída primeira fase da obra da Arena Petry, em São José

A região da Grande Florianópolis ganhará no primeiro semestre do próximo ano o centro de eventos multiúso Arena Petry, em São José. A primeira fase da obra foi concluída, com a entrega da estrutura principal na última semana. Com uma área que abrange 23 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos, o objetivo é que o espaço seja referência no segmento de eventos, tanto pela infraestrutura física, quanto pelos serviços oferecidos. Aliás, foi com esta premissa que surgiu o projeto arquitetônico da Arena, que tem assinatura do arquiteto e urbanista Luiz Octavio. “Para atender as necessidades do cliente – que havia solicitado um layout multiúso para a casa – priorizamos a construção de salas modulares”, explica o arquiteto.
·

Artista Juliana Hoffmann ressiginifica a própria memória ao explorar outras experiências em exposição na Fundação Badesc

As obras que marcam a trajetória da artista Juliana Hoffmann estão envoltas pela memória, em um movimento de repetição e diferenciação, por onde as imagens retornam, modificam-se e ressignificam-se em cada composição. Nesse atravessamento, a artista vem construindo obras que partem do repertório do vivido. Em sua nova exposição, Exprimível do vazio, Juliana foge das telas, pinturas, fotografias e imagens postas, para transitar entre composições que partem de livros corroídos e transformados pelo tempo. Continua a trabalhar com a reminiscência, mas por nova materialidade carregada de intervalos-vazios como marca. Por trás dessas obras, percebe-se a base literária da infância, que permeia a vida da artista.
·

9ª edição do ArqSC conecta pessoas, ideias e mercado

·

Shopping Casa & Design completa 16 anos e anuncia nova operação

·

Novas governanças urbanas é tema de seminário gratuito

·

O livro A Grande Beleza 2, de Pedro Ariel, será lançado durante a Design Weekend em São Paulo

·

Design Days movimenta Balneário Camboriú até sexta, dia 4

·

ABD divulga a programação oficial do CONAD 2017. Confira!

·

Oficinas e ateliês livres em agosto na Faferia, agende-se!

·

ArqSC sorteia inscrição para o CONAD. Participe!

·

Subtropikal, festival de criatividade urbana acontece em Curitiba

·

Conheça os cinco projetos vencedores do Concurso TOP 100 Kaza 2017

·

Conheça os ambientes Sala de Jantar e Lavabo Deca, da CasaCor SP

·

Workshop com a ilustradora Clau Cicala acontece esta semana em Florianópolis

·

Leo Shehtman é o entrevistado na CasaCor SP, dá um play!

·

Olhares sobre Montreal no bate-papo promovido pelo Núcleo Catarinense de Decoração

·

Inspiramais, salão de design e inovação, acontece em julho

·

9ª edição do ArqSC conecta pessoas, ideias e mercado

·

Uma viagem, diferentes olhares

·

Como montar uma sala de estar novinha sem quebra-quebra

·

Dá um play para conhecer seis ambientes da Casa Cor Balneário Camboriú

·

Faferia oferece aula experimental gratuita

·

Estúdio +55 e Flat na Casa Cor SP de hoje. Dá um play!

·

Jardim Zen e Casa Cosmos na cobertura da CasaCor São Paulo 2017. Dá um play!

·

Sala de espera de clínica também é galeria de arte

·

Seis ambientes da CasaCor Balneário Camboriú para assistir, dá um play!

·

ArqSC exibe cobertura da CasaCor SP a partir das 16h. Dá um play!

·

Projeto Pavilhão Dançante, de Guto Requena, vence Prêmio Prix Versailles

·

Começa hoje transmissão em tempo real da cobertura da CasaCor SP por Márcia Carini

·

10ª Múltipla Dança: poéticas dos embates

·

Tecnologia e novas mídias são aliadas em projetos para melhorar as cidades

·

Móvel Brasil acontece esta semana em São Bento do Sul

·

Ética na arquitetura é tema de debate na Univali

·

Casa Cor SC apresenta 32 ambientes em Balneário Camboriú

·

O design de Santa Catarina em Dubai

·

Espaço do Traço Arquitetura dá dicas sobre automação residencial

·

1ª edição da Feira Casa Sul acontece em Florianópolis

·

Casa deque aberta à paisagem da Lagoa da Conceição

·

Palestras e workshops na 1ª Design Business Fair

·

Casa Quatro Oito promove uma amálgama criativa

·

Artistas de Florianópolis criam espaços de encontros

·

Fotógrafo Denilson Machado lança livro na Icon Interiores

·

Impressões do Salão de Milão por Antônio Medeiros, do StudioVert

·

Reforma amplia casa e integra o pátio interno à área privativa

·

Dança, arquitetura e cidadania

·

Mobiliário autoral na SP-Arte 2017

·

Aquarelistas estreiam em exposição no CIC

·

Zeigeist da moda: materiais sustentáveis e éticos

·

Cidades Criativas na prática – inteligência coletiva e novas governanças urbanas

·

A inserção do design na gestão de empresas familiares

·

Feira de Arte no sábado celebra luta das mulheres

·

Fashion Week da arquitetura começa esta semana em São Paulo.

·

Arte e rock’n’roll na primeira FAF do ano, no centro antigo

·

Projeto de sorveteria italiana elege tom verde e unifica identidade

·

Ônibus elétrico: UFSC adota tecnologia do futuro em sua rotina acadêmica

·

23ª edição da ABIMAD promete novidades

·

Uma estante, 3 diferentes usos

·

Designer de joias Antonio Bernardo cria objetos para a casa

·

Clássico do mobiliário moderno, a cadeira Panton chega aos 50 anos em nova versão

·

Centro Europeu abre inscrições para o curso de Artes Visuais

·

Larissa Diegoli entre os premiados da etapa nacional do Prêmio Hall da Fama do Núcleo Casa

·

Natuzzi participa da Art Basel com a instalação Intro por Fabio Novembre

·

Decoradora Karla Silva lança publicação com sua trajetória

·

Sancionada lei que reconhece a profissão de designer de interiores

·

Jader Almeida recebe mais três prêmios em 2016

·

Parque Burle Marx, em São Paulo, ganha circuito de parklets artísticos

·

Espaço urbano é fonte de pesquisa e palco do projeto Rinha

·

Festa de final de ano marca posse da nova diretoria da AsBEA/SC

·

Containers como solução rápida na Casa Cor SC

·

30º Prêmio Design MCB divulga resultado final

·

Ambientes Vinho e Prosa e Galeria e Lounge Avex na cobertura da Casa Cor SC

·

Faferia encerra o ano com quatro oficinas

·

O poder da iluminação para inovar e diferenciar nos negócios

·

URBE – Mostra de Arte Pública acontece de 12 a 27 de novembro em São Paulo

·

Parceria TV Casa Cor e ArqSC na cobertura da Casa Cor SC

·

Cobertura Casa Cor SC

·

Designer Marcelo Lopes lança livro “Design é…”

·

Penúltima FAF do ano acontece neste sábado

·

Movimento “Traços Urbanos” promove ação no centro histórico de Florianópolis

·

Faber-Castell e Karl Lagerfeld lançam estojo “Karlbox”

·

Ponte de LEGO estabelece recorde como a mais extensa do mundo

·

Museu Judaico de São Paulo recebe prêmio de arquitetura

·

Orbitato abre vagas para Curso de Projeto de Interiores

·

2º Seminário Regional Sul de BIM acontece em Florianópolis

·

Docol lança linha brasileira com design industrial

·

Herman Miller apresenta ao mercado a nova Aeron

·

Suíça inaugura maior central de energia solar sobre coberturas

·

MON recebe exposição interativa sobre vida e obra de Oscar Niemeyer

·

InTown Arquitetura assina Living Gourmet na Casa Cor RJ

·

Sala de Almoço inova com revestimentos contemporâneos

·

NCD promove palestra em Balneário Camboriu

·

FAF – Feira de Arte de Florianópolis – celebra 30ª edição

·

Escritório cria projeto de requalificação e reabilitação de Rodoviária de Brasília

·

Festival Literário terá módulo de arquitetura e urbanismo

·

Festival Literário Internacional, na Pedra Branca, tem programação plural

·

Celeiro é transformado em estúdio de arte na Califórnia

·

Urby, a primeira fazenda urbana residencial de Nova York

·

Faferia – DNA de Arte oferece sete oficinas em outubro

·

Melissa lança projeto MEIO-FIO

·

Startup realizará ‘OhanaDay’ na Pedra Branca

·

Lifestyle de um amante do esporte náutico

·

By Kamy lança itens coloridos e com temas tropicais

·

Oppa inaugurada primeira loja física no Paraná

·

SuperLimão Studio assina o projeto do Riba no Rio de Janeiro

·

Lucila Zahran Turqueto, blogueira empreendedora à frente do influente Casa de Valentina

·

Juliana Pippi, a empreendedora por trás dos prêmios de arquitetura

·

Rede de Wine Bar itinerante ganha novo projeto arquitetônico, no Vila Butantan

·

Design Híbrido: uma tendência de peças com dupla ‘personalidade’

·

Lâmpadas de LED são a bola da vez

·

2ª Mostra Design Jaraguá abre hoje

·

Projeto Container Rizoma propõe discutir sobre as cidades

·

Mosq – 2ª Feira de Artes Visuais aberta à visitação até domingo, dia 11

·

Estilo escandinavo marca nova coleção da Butzke

·

Congresso do CAU, que começa hoje em Blumenau, aborda o planejamento de cidades inteligentes

·

Uma cama que acompanha o crescimento da criança

·

Efeitos de metal garantem aura contemporânea a diferentes ambientes

·

SP Art Weekend acontece em comemoração à 32ª Bienal

·

Som potente, shape retrô

·

Atelier Marko Brajovic e a experiência do projeto Parada Coca-Cola

·

Artista francês faz instalação gigante para Jogos Olímpicos

·

Alemanha cria primeiro mestrado em moda sustentável

·

Exposição explora o bordado como expressão artística

·

Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) é o QG oficial da DW! na Vila Madalena

·

Novas Geometrias Urbanas

·

Dell Anno lança acabamento assinado por Glória Coelho na High Design

·

Vermeil apresenta lançamentos na M.A.D.E

·

Artefacto é uma das novas operações do Casa Hall Shopping

·

Coleção Vitrine será lançada na semana de design em São Paulo

·

“A vez dos Estilistas” na 5ª edição do DW!2016

·

Copacabana ganha intervenção de artista islandesa durante as Olimpíadas Rio 2016

·

High Design traz proposta inovadora para o Design Weekend 2016

·

Jader Almeida é um dos curadores da exposição 3XDESIGN

·

By Kamy apresenta exposição Fio da Meada no Design Weekend 2016

·

10 eventos imperdíveis na DW! São Paulo Design Weekend por Bamboo

·

Cerâmica Portinari une arte e tecnologia durante o DW!

·

Greenbuilding Conferência & Expo vai debater construções Net Zero Energy